Os prefeitos inscritos e habilitados para participar do processo eleitoral, visando compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH), na gestão 2021/2025 participaram, nesta terça-feira (24), da Plenária Setorial. E, durante vídeo conferência, os presentes elegeram os municípios que irão, por meio de seus prefeitos, compor as seis vagas destinadas ao comitê executivo.

“Apucarana estava qualificada para compor o órgão por integrar a bacia do Paranapanema, por meio dos afluentes Pirapó e Tibagi. E fomos eleitos para integrar o comitê executivo desta importante bacia hidrográfica que está situada entre o Paraná e São Paulo, numa área de 105.921 km², abrangendo 247 Municípios”, comentou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac.

Conforme avalia ele, será um trabalho de suma importância, levando em consideração a necessidade urgente de ampliar a proteção desta bacia hidrográfica. “Apucarana está situada numa serra e tem uma característica diferenciada com três bacias hidrográficas: Tibagi, Pirapó e Ivaí”, lembrou o prefeito, que agradeceu o secretário do meio ambiente, Gentil Pereira, pelo trabalho desenvolvido no setor.

A partir de 30 de novembro de 2021, passam a ocupar as vagas no Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranapanema (CBH) os prefeitos (titulares) de Taquarituba-SP, São Pedro do Turvo-SP e Presidente Prudente. Do Paraná foram eleitos para compor o comitê como titulares os prefeitos de Apucarana, Junior da Femac; de Sertaneja, Jamilso Silva; e de Alvorada do Sul, Marco Antônio “Pinduca”.

ATRIBUIÇÕES – Entre as atribuições do Comitê executivo da Bacia do Paranapanema estão a promoção da cooperação entre órgãos de coordenação e gestores dos recursos hídricos afins, com vistas ao estabelecimento de bases de informações integradas e comuns para a gestão integrada, assim como para a implantação dos instrumentos de gestão. E promover a articulação, no sentido de harmonizar procedimentos e estabelecer metas comuns com vista à gestão integrada dos recursos hídricos na Bacia do Paranapanema;

O Rio Paranapanema nasce na Serra de Agudos Grandes, no sudeste do Estado de São Paulo, a cerca de 100 km do Oceano Atlântico e tem sua foz no Rio Paraná, após percorrer cerca de 900 km.