O prefeito Junior da Femac recebeu, na tarde de hoje (16/12), em seu gabinete, o relatório final de monitoramento do Plano Municipal de Educação, referente ao ano de 2022. O documento foi entregue ao gestor pela secretária municipal de educação, Marli Fernandes, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva, o diretor-geral da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar), Danilo Lemes Freire, e membros da comissão coordenadora e da equipe técnica responsável pelo trabalho.
O Plano Municipal de Educação (Lei nº 062/2015) é um documento que estabelece as metas e diretrizes para o ensino apucaranense pelo período de uma década, englobando tanto as redes públicas (municipal e estadual) como instituições privadas, que ofertam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
O monitoramento do PME é realizado anualmente. O objetivo é acompanhar os avanços feitos e replanejar as ações, a fim de garantir que as vinte metas do documento sejam cumpridas até o final do seu período de vigência, em 2025.
“Esse diálogo entre os diversos setores da educação é muito importante para que possamos propor políticas públicas cada vez mais compatíveis à demanda da população de Apucarana. O que nós queremos é que os meninos ou meninas, que atualmente estão matriculados nos nossos CMEIS, possam avançar seus estudos, com qualidade, até chegarem ao Ensino Superior. Afinal, a educação é o melhor caminho para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos,” disse o prefeito.
Segundo a secretária Marli Fernandes, o relatório de monitoramento do PME aponta que muitos avanços foram feitos na rede municipal de educação nos últimos anos. “Eu destaco a equiparação dos salários dos assistentes infantis ao dos professores e a contratação de coordenadores pedagógicos e de assistentes de atendimento para os CMEIs,” citou.
“A rede estadual também vêm recebendo importantes investimentos do Governo do Paraná, como a criação das escolas cívico-militares e a implantação da educação integral em dois colégios apucaranenses,” acrescentou o chefe do NRE, Vladimir Barbosa da Silva.
Os representantes do Ensino Superior, por sua vez, apontaram como conquistas a autorização de funcionamento do curso de Direito no campus apucaranense da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e o credenciamento da Faculdade de Apucarana (FAP) para a oferta de Educação a Distância.
Acompanharam também a entrega do relatório do PME, o vice-prefeito Paulo Vital, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana, Tarcília de Brito Silva, a superintendente da Autarquia Municipal de Educação, Margarete Baldini, a representante do Conselho Municipal de Educação, Neucione Prado Pedroso de Oliveira, a vereadora Jossuela Pirelli, a representante do Sindispa, Meire Terezinha de Brito, a representante do Conselho Municipal do Fundeb, Ana Maria Schmidt, a conselheira tutelar, Camila Campideli, os representantes da Secretaria Municipal de Fazenda, Eduardo Puga e Eliana Maeda, a assistente social Jamile Coutinho de Freitas, e os membros da equipe técnica, Adalir Martinez, Adriana Bassaco, Ana Lúcia de Assis, Claudemir Ockner, Edimilson Canesin, Elida Fenato, Evelyn Bispo, Gisele Feskiu, Guilherme Ferigato, Henrique Foganholi, Lucas Chiarelli, Marlene Mariotto, Mônica Costa, Rosana Braz e Thaís Moreira.