A partir deste ano, estudantes terão mais um equipamento para desenvolver o gosto pelo atletismo nas escolas municipais. O prefeito de Apucarana, Beto Preto, apresentou nesta quinta-feira (10/07) a educadores da rede municipal de ensino o kit de miniatletismo. O ato ocorreu durante a Semana Pedagógica que está acontecendo no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), reunindo diretoras e coordenadoras. O Município adquiriu 10 kits, que vão percorrer as escolas e fazer, de forma lúdica, a iniciação ao esporte.

O investimento total é de cerca de R$ 50 mil, com recursos do próprio município. De acordo com Beto Preto, iniciativas do gênero já existem em outras esferas de governo, mas a Prefeitura de Apucarana ampliou o impacto da ação. “O governo do Estado distribuiu um kit por Núcleo Regional de Educação, sendo que cada um atende diversos municípios. Enquanto isso, a Prefeitura de Apucarana adquiriu dez para ser utilizado na rede municipal de ensino”, compara, afirmando que o trabalho será avaliado e, de acordo com os resultados e a necessidade, mais unidades poderão ser adquiridas.

Beto Preto destaca ainda que há outras ações colocadas em prática no Município, visando à iniciação ao esporte, entre as quais está o Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais. “E vem aí o material para Educação Infantil. Adquirimos 3.200 livros didáticos de qualidade nacional, somando investimentos de R$ 240 mil. É assim, com pequenas e importantes ações, que vamos construindo a diferença na educação”, frisa.

A diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Regina Fernandes da Silva, afirma que os kits de miniatletismo serão utilizados, em sistema de rodízio, por alunos do 2º ao 5º ano das 36 escolas. “Dentro do programa de formação continuada, os 26 professores de educação física já foram capacitados para desenvolver essa atividade junto aos estudantes”, observa Marli.

A iniciação ao atletismo será desenvolvida nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, que disponibilizou um coordenador para acompanhar o trabalho. Conforme o secretário da pasta, Paulo Kisner, o kit permanecerá um mês em cada escola, período em que os estudantes terão a oportunidade de praticar ludicamente saltos (em distância, altura e com vara), lançamentos (disco, martelo e dardo), arremesso de peso e corridas (velocidade, meio fundo, fundo, barreiras e obstáculos).

Publicações Recomendadas