O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (Bimec) promoveu na noite de quinta-feira (24), a formatura da sua tropa, em comemoração ao Dia da Infantaria. No evento foi realizada a entrega da boina preta aos soldados incorporados neste ano.
A solenidade foi presidida pelo comandante do 30º Bimec, tenente-coronel, José Luiz Barbosa Deina, e contou com a presença do vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, do presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Bertoli; e outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Ao discursar no evento, o tenente-coronel Deina explicou que o Dia da Arma de Infantaria é comemorado no dia 24 de maio, em homenagem ao aniversário de nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria. “Trata-se de um militar que se destacou por sua coragem e liderança na Guerra da Tríplice Aliança e nas campanhas pela manutenção da integridade nacional”, assinalou Deina.
Ainda segundo o comandante do 30º Bimec, a entrega da boina preta marca a conclusão do período de instrução básica pelos militares, onde foram superados os desafios e as dificuldades de adaptação à vida na caserna, além de distinguir o soldado da tropa de infantaria mecanizada.
O vice-prefeito Junior da Femac enalteceu a estrutura e os feitos do 30º Bimec. “Esta instituição sediada em Apucarana nos dá orgulho pelas suas atividades e demonstração de patriotismo. São 279 soldados que receberam a boina preta, superando a fase inicial de instrução no quartel, na presença de mais de mil pessoas, incluindo seus pais e demais familiares”, destacou Junior da Femac, acrescendo que a unidade está completando 50 anos em Apucarana.
O vice-prefeito, ao lado de professores, entregou diplomas aos alunos da rede municipal, que produziram as melhores redações, após visita feita ao 30º Bimec.