No evento comemorativo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, alunos da Apae foram aplaudidos em pé pelo público. A data é 21 de setembro, mas foi comemorada nesta sexta-feira (22/09), na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap). Os estudantes foram convidados para abrilhantar o café da manhã, apresentando as suas aptidões nas áreas da dança e música.
O autista Marcos Henrique Pires interpretou “New York”, de Frank Sinatra. A apresentação foi complementada por colegas da instituição de ensino, que entraram no ritmo da percussão e realizaram movimentos de ilusão de ótica. O grupo integra o Projeto Música e Movimento, coordenado pelas professoras Josiclécia Oliveira e Giseli Travain.
Familiares também fizeram parte da apresentação. A tecladista Vanessa Machado, que é mãe de uma pessoa com deficiência, tocou o Hino Nacional e o Hino da Apae, que foram cantados pela professora Josiclécia e pelos estudantes.
Cada integrante do grupo estava vestido com roupas com metade na cor preta e a outra, na cor branca. “O preto simboliza as dificuldades e o branco as vitórias, as conquistas. O Marcos, que é autista, conseguiu olhar o público de frente e mostrar o seu potencial, assim como fizeram os demais estudantes. A data significa isso: que apesar das tristezas e das dificuldades, as pessoas portadoras de deficiência ficam com o sentimento do nós podemos, nós conseguimos”, frisa Izabel Ortega, diretora da Apae.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, enalteceu o trabalho da Adefiap e da Apae. “São portas abertas para a vida, que levam as pessoas, familiares e comunidade a acreditar, sendo um estímulo para que continuem a caminhada, passando pelas experiências que a vida traz”, frisa.
Conforme Beto Preto, a Prefeitura já implantou 900 rampas de acessibilidade em passeios públicos. “Entretanto, a principal obra está na opinião pública, no entendimento de que as pessoas devem ser cada vez mais acolhedoras, solidárias e de que o respeito aos direitos é fundamental”, pondera.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por lei em 2005. “Acreditamos que lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário, sendo o 21 de setembro um marco para reflexão e a busca por novas soluções. Afinal, apesar das conquistas recentes, a desigualdade, a exclusão, o preconceito e a falta de acesso a serviços ainda continuam enormes”, avalia Paulo Antônio da Silva, presidente da Adefiap.
O evento contou ainda com a presença de Rodrigo Lievore, gerente da Agência do Trabalhador, que divulgou o Dia D de inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho, que acontecerá nacionalmente e também em Apucarana no dia 29 de setembro. Estiveram ainda presentes no café da manhã a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e a vereadora Márcia Sousa.