Cerca de 2 mil pneus usados em um projeto de educação ambiental como peças de “enfeite de jardim” começaram a ser removidos do Centro de Atenção Integral à Criança Wallace Thadeu de Mello e Silva (Caic). O reuso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, foi feito de forma no mínimo equivocada. “O que temos aqui na verdade é um desserviço ambiental, justamente em um local que respira a educação desde a sua instância infantil, com a creche, passa pelo ensino fundamental e médio e chega ao ensino superior, com a Faced”, afirma Itamar Gomes de Oliveira, secretário municipal da pasta. De acordo com ele, além do aspecto da poluição visual, com o passar do tempo os pneus passaram a ser acumuladores de mato, sujeira e água, criadouros de insetos, com risco à proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Impressionante como isso passou anos simplesmente sem ao menos incomodar os gestores. É no mínimo revoltante, quando este projeto foi executado já se tinha uma forte compreensão do que é bom ou ruim para o meio ambiente, um abacaxi que agora vamos resolver”, afirmou.
Alguns pneus, que à época foram instalados de forma a envolver pequenas árvores, hoje são anéis estranguladores. “Outros foram retirados dos canteiros pelos alunos. Encontramos vários avulsos pela área do Caic, cheios de água”, depõe Itamar.
O superintendente Municipal de Meio Ambiente, Ewerton Pires, apontou uma série de incoerências no projeto que reutilizou os pneus com a finalidade de “embelezar” o complexo. “Um princípio básico quando se trata do reuso de um material usado é pesar os riscos. O risco da sua reutilização não pode ser maior do que a sua correta destinação, e isso não é o que ocorre aqui no Caic, onde o risco do reuso é muito grande, inclusive compromete o entorno do local, que é o córrego do Japira, uma área de preservação. Outro ponto é que a educação ambiental não pode ser oferecida na base do achismo, mas sim com base em conceitos técnicos e profissionais”, concluiu Pires.
Os 2 mil pneus estão sendo levado em caminhões para o pátio de máquinas da prefeitura, onde vão ser lavados e enxugados um a um. “Vai ser um trabalho que vai levar dias. Ao final, vamos encaminhar todo este material ao ecoponto apto a receber este tipo de lixo reciclável, localizado na empresa Pneus Apucarana”, informou o secretário de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira.