O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) inaugurou nesta segunda-feira (20/07) a nova sede do cartório e do setor de trânsito. Situado na Rua Ponta Grossa, na esquina com a Rua Guarapuava, o espaço aproximará o atendimento da polícia militar do cidadão.
O ato que marcou a abertura do espaço, que fica em anexo à Receita Estadual, contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, do tenente-coronel Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º BPM, de Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, procurador regional do Estado, do juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do fórum de Apucarana, e da chefe da Receita Estadual de Apucarana, Rosângela Genovesi Rosini.
O prefeito Junior da Femac destaca que o espaço na área central é uma reivindicação antiga do 10º BPM. “É um avanço importante e histórico para Apucarana. Trazer o atendimento da polícia militar mais perto da comunidade era um desejo antigo e que foi concretizado graças à união de instituições e pessoas”, frisa, acrescentando que o local fica a cinco quadras do Terminal Urbano, o que facilitará o acesso à população.
Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, procurador regional do Estado, lembra que o imóvel pertence à Secretaria de Estado da Fazenda. “Neste prédio a Procuradoria do Estado exerceu suas funções por mais de 20 anos. Como no ano passado, a Procuradoria adquiriu um imóvel próximo ao Fórum, essas salas ficaram vagas. Imediatamente, sugerimos ao comando do 10º BPM que este espaço fosse utilizado para o atendimento da Polícia Militar”, relata Cerizza.
O espaço conta com salas para arquivo, cartório, vídeo conferência, área para atendimento de trânsito, copa, banheiros e ainda uma sala auxiliar. “Aproximar o atendimento da comunidade sempre foi um objetivo da PM e do atual comando. Desde 1983, quando a sede do 10º BPM era na Rua Clevelândia, não havia uma sala para atendimento na região central”, frisa o tenente-coronel Cardoso.
De acordo com o tenente-coronel, o espaço evitará deslocamentos para a sede do 10º BPM e vai agilizar o atendimento. “Diariamente, dezenas de pessoas procuram o setor de trânsito, seja para orientação, registro de boletim de acidentes de trânsito ou até mesmo para auxiliar em situações de procedimentos de DPVAT”, cita o comandante do 10º BPM.
Além dos atendimentos de trânsito, neste local ainda serão realizados os termos circunstanciados de crimes de menor potencial ofensivo. “O prédio também passará a ser um ponto de apoio ao policial militar que estiver de serviço no centro da cidade”, reitera Cardoso.
O juiz Oswaldo Soares Neto destacou a ação conjunta entre os poderes para viabilizar o módulo da PM na área central. “Isso demonstra a união das instituições, visando prestar um serviço melhor à comunidade. É um sonho antigo da Polícia Militar, pois o batalhão fica um pouco afastado da região central. Agora, a população terá um acesso facilitado, em área amplamente atendida pelo serviço de transporte coletivo”, reforça o juiz.

Publicações Recomendadas