A secretária municipal de educação, Professora Marli Fernandes, reuniu-se, recentemente com o representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Carlos Figueiredo, e com a pesquisadora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro. Durante o encontro, os três conversaram sobre como a questão da diversidade étnico-racial deve ser incluída no Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Apucarana.

“O ser humano começa a construir a própria identidade na infância, a partir das experiências que têm no convívio com outros sujeitos. Neste sentido, eu considero extremamente importante que o PMPI assegure às nossas crianças crescer e se desenvolver em um ambiente acolhedor, em que as diferenças de raça e cultura sejam valorizadas. Muito obrigado ao Carlos Figueiredo e à Dra. Adevanir Pinheiro por aceitarem nos ajudar neste processo de construção do documento,” agradeceu a secretária Marli Fernandes.

O PMPI é um instrumento político e técnico que possibilitará ao município fazer investimentos voltados à primeira infância, ou seja, às crianças a partir do ventre materno até os seis anos, de forma prática e concreta, com resultados possíveis de serem medidos. A construção do documento é uma recomendação do Marco Legal pela Primeira Infância, disposto na Lei Federal nº 13.257, de 8 de março de 2016. Em Apucarana, ele está sendo elaborado de forma intersetorial e democrática, envolvendo as mais diversas instâncias de governo e segmentos da sociedade civil.

O CMPIR e o Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros da UEL são parceiros de longa data da Autarquia Municipal de Educação. “O Carlos Figueiredo tem levado a apresentação da peça teatral O Menino Marrom, há vários anos, às turmas de 4º ano das nossas 36 Escolas Municipais. E a Professora Dra. Adevanir Figueiredo já participou de diversas formações da rede municipal de educação, compartilhando seus valiosos conhecimentos com os nossos professores. É uma honra poder contar novamente com a colaboração dos dois, para a elaboração do PMPI de Apucarana,” concluiu a secretária.

Publicações Recomendadas