A Prefeitura de Apucarana, por meio da empreiteira Tapalan, começou ontem as obras de pavimentação asfaltica da Rua Matsuhiro Takaji, situada no Jardim Novo Horizonte. Num trecho de seiscentos metros de extensão, entre as ruas Alexandre Balan e Aldo Marcacini, a via é de longe a mais complicada para execução de drenagem, terraplanagem e pavimentação.
A via, com sete metros de largura, totalizando cerca de 4.200 metros quadrados de asfalto em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), deve exigir investimento de recursos próprios do município, no valor de R$ 159 mil. A obra, de acordo com estimativa da empreiteira deve ser concluída num prazo máximo de 45 dias.
O prefeito Beto Preto fez questão de acompanhar no final da tarde de ontem o início das obras no local. “Já concluímos a primeira e a segunda etapas de asfaltamento das ruas do Jardim Novo Horizonte e mesmo ciente das enormes dificuldades, assumimos o compromisso de pavimentar também a Rua Matsuhiro Takaji”, assinalou o prefeito.
Ao vistoriar o novo canteiro de obras, ao lado do secretário Herivelto Moreno e do empreiteiro Éder Moreira Araújo, da Tapalan, Beto Preto recebeu informações sobre as dificuldades que terão de ser superadas. “Por esta via escorrem todas as águas de chuvas do Parque Bela Vista e, no local existe uma grande valeta e até lajes próximo da superfície”, explicou o engenheiro Herivelto Moreno, acrescentando ainda que o acentuado declive da rua, também é mais um complicador.
O aposentado Celestino Pereira, que reside na Rua Matsuhiro Takaji há mais de 40 anos, saiu para a rua quando ouviu o barulho das máquinas começando a escavação no local. “Não dá nem para acreditar nisso. Já não tinha mais esperança de ser ver essa rua asfaltada”, declarou Pereira, surpreso com a presença das máquinas e operários. “Ouvimos promessa de cinco prefeitos. Eles diziam que iriam asfaltar a nossa rua, mas cumpriram nada. Agora, felizmente o asfalto está chegando”, desabafou Celestino Pereira, fazendo questão de cumprimentar o prefeito Beto Preto.
“Estamos resgatando o compromisso firmado com o Jardim Novo Horizonte e Parque Bela Vista, além de vários outros da cidade, que esperavam pelo asfalto por 20, 30 e até 40 anos”, comentou o prefeito ao conversar com moradores do bairro.
“Aqui, quando está seco o problema é a poeira e as pedras soltas, que muitas vezes são arremessadas pelos pneus dos carros nas pessoas que passam. Mas quando chove, o drama fica pior com a lama e a enxurrada que desce nesta rua”, narrou uma moradora local ao acompanhar o início das obras.