O veículo utilizado pelo Centro Municipal de Saúde Animal de Apucarana (Cemsa), carinhosamente chamado de “Pet Van”, está de roupa nova. Além de uma reforma e revisão mecânica, o xodó da equipe recebeu nova plotagem e vem chamando a atenção por onde circula. O coordenador da unidade, médico-veterinário Luan Rafael da Silva Santos, relata que a “Pet Van” já está em operação há pelo menos quatro anos e é utilizada para as ações de resgate e transporte de animais para atendimento cirúrgico em clínicas conveniadas, transporte de sacos de ração que são repassados a protetores independentes, entre outros serviços inerentes ao centro municipal. “De tempos em tempo, até pelo desgaste natural do material, a gente promove a renovação do adesivo. Desta vez, tem surpreendido a resposta que estamos tendo por parte da população. Realmente ficou muito bonita e vem chamando atenção das pessoas na rua”, revela Santos.

Ele comenta que o trabalho final superou os objetivos. “Queríamos retirar aquela imagem pesada inerente ao um carro de resgate e realmente esta plotagem ficou mais agradável do que as anteriores, com um ar leve, sereno, de tranquilidade. Fazem apenas dois dias que estamos circulando com esse novo visual e é grande o número de pessoas que nos abordam para elogiar, falar sobre a causa animal, perguntar como adotar, como funciona o serviço do Cemsa, como denunciar abandono e maus-tratos”, diz Luan dos Santos, coordenador municipal da unidade.

O Cemsa – Idealizado em abril de 2021 pelo prefeito Júnior da Femac no âmbito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cenário onde aumentaram os casos de abandono e crueldade contra os animais e, consequentemente, o trabalho e desafios dos protetores, o Centro Municipal de Saúde Animal da Prefeitura de Apucarana (Cemsa) foi estruturado nas instalações do então canil municipal.

Referência no Paraná, através do Programa Mais Vida Animal a unidade atua como um centro médico-veterinário público voltado a animais abandonados, tutela de animais para adoção, castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa-renda e resgatados da rua. O Cemsa também garante repasse mensal de ração a protetores independentes e socorro veterinário a animais em situação de abandono vítimas de acidentes ou maus-tratos.

O número de denúncias de maus tratos aos animais é o WhatsApp 99626-3680 e o plantão de resgate de animais aos finais de semana o número é 99967-00450, de domingo a domingo, das 8 às 20 horas. Já o atendimento geral é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone 3308-1414. O Cemsa fica localizado na Rua Cristiano Kussmaul, 2578, no Jardim Interlagos.

Publicações Recomendadas