Uma passeata pelas ruas centrais de Apucarana marcou hoje pela manhã o encerramento da Campanha Contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelas secretarias da Assistência Social e da Saúde. Portando faixas e cartazes de alerta sobre a problemática os participantes da manifestação também fizeram um trabalho de distribuição, ao longo do percurso, do panfleto da campanha com informações que ajudam a população em geral a reconhecer e denunciar os casos.

A programação da campanha comemorativa ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ambos celebrados no dia 18 de maio, envolveu ainda atividades culturais e palestras seguidas de debate, desenvolvidas ao longo da última semana. “Encerramos a campanha hoje, mas a luta pelo enfrentamento desta problemática não acaba aqui. É um trabalho desenvolvido no dia a dia, o qual depende muito da conscientização da população e da coragem para denunciar”, afirma a Coordenadora do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), Patrícia de Oliveira Vecchi.

A secretaria da Ação Social, através do CREAS, presta um atendimento específico as crianças e adolescentes vítimas de violência, bem como às suas famílias. São feitos os encaminhamentos necessários à promotoria e para os atendimentos médicos, psicológico e social. Os casos podem ser denunciados através do Disque 100, a nível nacional. Aqui na cidade, a orientação é buscar ajuda no Conselho Tutelar, através do telefone 3425-1572

Publicações Recomendadas