A proximidade entre a nova administração municipal com o Governo Federal já rende frutos positivos em Apucarana. Em apenas um mês e meio, a cidade já conquistou a oferta de centenas de vagas gratuitas em diversas modalidades de cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A parceria foi viabilizada pelo prefeito Beto Preto (PT) junto ao Sistema S – Sesi/Senai e Senac, em conjunto com as secretarias Municipais da Indústria e Comércio e da Assistência Social.
Encabeçado pelo Governo Federal, o Pronatec objetiva ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país. “Já podemos afirmar que esta é uma parceria que simboliza um marco histórico no que diz respeito ao ensino técnico profissionalizante em nosso município. Uma expansão que vai contribuir de forma significativa para uma melhor qualificação de nossos jovens, refletindo a médio prazo em uma economia mais forte”, afirma o prefeito Beto Preto (PT).
As aulas das primeiras turmas têm início já neste mês de março e, segundo o prefeito, somente neste ano pelo menos 1000 bolsas gratuitas deverão ser destinadas a interessados de Apucarana. “A possibilidade da parceria sempre existiu, mas os convênios não eram celebrados simplesmente por falta de iniciativa das gestões anteriores”, lamenta Beto. Ele destaca que o atual governo municipal tem total interesse nestas parcerias com o Sesi/Senai e Senac. “Como gestor é uma satisfação sabermos que através destes cursos jovens e adultos poderão ingressar de forma capacitada ao mercado de trabalho ou mesmo trocar para melhor sua colocação profissional, tendo a oportunidade de aprender uma profissão reconhecida e certificada”, disse o prefeito.
PRONATEC 1
Cursos em parceria com o Sesi/Senai de Apucarana
As oportunidades de capacitação gratuita pela parceria com o Sesi/Senai são para: pedreiro em alvenaria, pintor de obras, eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de sistemas de freios, suspensão e direção de veículos leves, eletricista de automóveis e mecânico de máquina de costura. Além de estudantes a partir dos 16 anos, regularmente matriculados no ensino médio, os cursos têm como público alvo jovens a partir de 16 anos de idade cadastrados ou em processo de cadastramento no “CadÚnico” do Governo Federal. Como incentivos adicionais, além de auxílio alimentação, os inscritos nos cursos do Pronatec em Apucarana vão ter direito a vale-transporte.
Pela mesma parceria, também serão oferecidos cursos pelo programa “Caminhos da Profissão”. As primeiras turmas confirmadas são a de auxiliar de informática e auxiliar de eletricidade predial. São cursos gratuitos, porém, não haverá auxílio alimentação e nem de transporte. O interessado precisa ter no mínimo 16 anos. “Esta aliança com a prefeitura é para nós bastante importante, ainda mais por Apucarana ser a maior cidade do Vale do Ivaí. Os cursos vão levar capacitação profissional ao trabalhador, contribuindo para atender com mão de obra qualificada não só o comércio e indústria da cidade, como de toda região, fomentando a produtividade, contribuindo para o crescimento do Paraná”, disse Márcia Aparecida Kulka, gerente do Sesi/Senai Apucarana.
PRONATEC 2
Cursos em parceria com o Senac de Apucarana
Já os cursos Pronatec viabilizados gratuitamente em parceria com o Senac de Apucarana são: inglês básico – 200 horas, o interessado deverá ter no mínimo a 6ª série do ensino fundamental e 18 anos de idade; Espanhol básico – 160 horas, além da 6ª série do ensino fundamental completa, o interessado deverá ter pelo menos 16 anos; curso de auxiliar de cozinha – 236 horas, que visa qualificar o aluno para que organize os serviços da cozinha de restaurantes, hotéis, hospitais, residências e outros locais de refeições. O aluno deverá ter pelo menos 18 anos e o ensino fundamental concluído; curso de padeiro e confeiteiro – 300 horas, que objetiva capacitar o aluno para organizar, preparar e montar produtos de panificação e confeitaria, de acordo com as boas práticas na manipulação dos alimentos, atenderá interessados com 18 anos ou mais e pelo menos a 6ª série do ensino fundamental. Cada curso vai acontecer em um local diferente, a ser informado no ato da inscrição.
Locais para inscrição
As inscrições já podem ser feitas no
– Centro Social Urbano – Rua João Matiuzzi, 279 – telefone: 3425-1511;
– CRAS 1 na Rua Pernambuco, 227 – Jardim Apucarana;
– CRAS 2 – Rua José Maria Pinto, 2261 – Vila Nova;
– CRAS 3 – Rua Curitiba, ao lado do 25 – Vila Reis;
– CRAS 4 – Rua Jerônimo Milano, 205 – Jardim Figueira.
– Agência do Trabalhador de Apucarana – Rua Renê Camargo de Azambuja, 705. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376/3423-5266.
PROJOVEM
Apucarana também conquista mais um Projovem Trabalhador
O prefeito Beto Preto (PT) anuncia que Apucarana também conquistou junto à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS), três cursos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. Direcionados a jovens com idades entre 18 a 29 anos, a condução local dos cursos profissionalizantes de Administração, Vestuário (costureiro) e Serviços Pessoais (manicure, pedicure, cabeleireiro, depilador, maquiagem), estará sob a responsabilidade da Agência do Trabalhador, da Coordenação de Cursos Profissionalizantes da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio e também da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Apucarana.
As inscrições são limitadas, já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente na Agência do Trabalhador de Apucarana, com as aulas iniciando dia 11 de março. “Além de uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$100, os selecionados no Projovem Trabalhador durante o curso, terão direito ainda a vale-transporte, lanche, camiseta de uniforme, material didático e certificado de conclusão expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)”, informa o prefeito Beto. Ele destaca que o Projovem Trabalhador tem suas raízes no Governo Federal, sendo um programa nacional de qualificação de jovens para a inserção no mercado de trabalho. O Projeto tem como meta ampliar o atendimento aos jovens, por meio do processo educacional, possibilitando a formação profissional. “Para isso, oferece base, conhecimento e qualificação, elementos necessários para que eles possam ingressar no mercado de trabalho com chances reais de sucesso”, complementa o prefeito.
Podem participar do programa jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído os ensinos fundamental ou médio e estejam desempregados. O curso tem duração de seis meses, com carga horária de 350 horas, sendo 100 horas para qualificação social e o restante para qualificação profissional.
O gerente da Agência do Trabalhador, advogado Lucas Leugi, informa ainda que para se candidatar a uma das vagas disponíveis, o candidato deve procurar a Agência do Trabalhador para preenchimento completo das fichas de cadastro, munido dos documentos pessoais, comprovante de residência, carteira de trabalho, título de eleitor e reservista e histórico escolar. Mais informações de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O contato pode ser feito pelos telefones 3423-1376/3423-5266.