A Superintendente de Aprovação de Projetos da Secretaria de Obras da Prefeitura de Apucarana, engenheira civil Larissa Miras Moreno, acompanhada da também engenheira civil da prefeitura, Camila Sanay, participam em Curitiba da segunda edição da Jornada BIM PR – Prefeituras em Foco.
Uma promoção da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), dentro da Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas, a capacitação teve início nesta terça-feira e segue até quinta-feira (04/07), no auditório Mário de Mari, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). “Nessa edição, a capacitação é direcionada para as áreas técnicas de Arquitetura, Engenharia e Construção com ênfase na elaboração, contratação e fiscalização de projetos, e obras em BIM, focando na aplicação de práticas e conceitos para o setor público”, explica Larissa, que é especialista em Tecnologia BIM.
Ela explica que a Jornada BIM Paraná é um projeto itinerante, criado em 2023, com o objetivo de fomentar a adoção da metodologia Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção para a inovação digital nos projetos e obras públicas das prefeituras municipais. O objetivo é levar capacitação básica em BIM aos servidores municipais de todas as regiões do Estado.
Ação estratégica do Governo do Estado do Paraná, a edição é uma promoção da SEIL, em parceria com a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), Escola de Gestão do Paraná, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Associação de Municípios do Paraná (AMP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), e a participação especial da Caixa Econômica Federal (CEF), com o objetivo de fomentar a transformação digital na construção civil com foco em projetos e obras públicas.
O que é – O Building Information Modelling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção em português, pode ser definido como um processo colaborativo baseado em modelos tridimensionais inteligentes que abrangem a criação, o gerenciamento e o compartilhamento de informações sobre um projeto de construção. O BIM permite que arquitetos, engenheiros, construtores, proprietários e outras partes envolvidas no processo trabalhem de forma integrada, compartilhando dados e informações em um modelo centralizado durante todo o ciclo de vida do ativo construído.