A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (Sema) divulgou nesta quinta-feira (23/01) imagens do tronco da árvore localizada entre as ruas Jaime Broieti e Octávio de Sá Barreto, na zona norte da cidade.

A paineira, que se tornou referência por estar localizada ao centro de uma pequena rotatória viária entre os jardins Alvorada e Ponta Grossa, foi removida nesta semana após laudo técnico atestar risco de queda. Os registros, que incluem fotos e vídeo, foram captados pela equipe técnica da Sema logo após o abate e revelam o real estado do vegetal. “A árvore estava oca há anos. O espaço dentro da paineira era suficiente para abrigar três pessoas de tão grande”, ilustrou Marcos Diego da Silva, secretário da pasta.

Silva reitera que embora a árvore estivesse envolta a uma questão “histórica”, a sua permanência não se justificaria. “Trata-se de uma espécie de grande porte e sua queda poderia causar muitos estragos, podendo até mesmo levar a uma situação com vítimas fatais”, pondera o secretário, assinalando que o laudo técnico foi assinado por um profissional de engenharia agronômica e de biologia.

O secretário salienta que a espécie estava também enraizada em uma rotatória e impedia a visão dos motoristas. “Este foi outro fator que contribuiu para a decisão de abater esta árvore neste momento”, comentou Silva, fazendo um paralelo com uma figueira que caiu em dezembro do ano passado na frente do Cemitério Municipal Cristo Rei. “Na ocasião, embora também fosse histórica, ao cair pela ação natural do vento, ela danificou vários carros e, felizmente, não feriu ninguém”, lembrou Silva.

A paineira abatida nesta semana será substituída por outra árvore. “Vamos plantar uma espécie mais adequada, em alguma praça ou parque municipal, visto a recomendação para que não sejam plantadas árvores em rotatórias”, concluiu Marcos Diego da Silva, secretário da Sema de Apucarana.

Publicações Recomendadas