De um lado, uma fileira de moradores e estudantes segurava a faixa do Distrito de Pirapó e a eles se juntou um outro grupo, portando a faixa que representava o Distrito de Caixa de São Pedro. O ponto de encontro foi o acesso à Fazenda Colina, praticamente na divisa entre os distritos, e todos tinham um objetivo em comum: celebrar o progresso e a pavimentação de 11,5 quilômetros que liga as duas comunidades.
Após mais de 30 anos, a via que liga os distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro foi completamente restaurada. Já chamada de “estrada nova”, o trecho recebeu investimentos de mais de R$ 5 milhões e a obra foi entregue nesta quarta-feira (03/07) pelo prefeito Junior da Femac, durante emocionante cerimônia que contou com a presença de pioneiros, produtores rurais, estudantes e lideranças de Apucarana e desta região.
Ao citar a presença de produtores e de representantes de entidades como a Associação dos Cafeicultores e a cooperativa que congrega o setor, Junior da Femac ressaltou a importância da obra para o setor. “Esse é um caminho que interliga a PR 444 e a BR 376, encurtando distâncias e fazendo deste um corredor de riquezas e um caminho de desenvolvimento. Essa é uma estrada que corta uma região que tem a melhor terra para a agricultura e os cafeicultores não arredam pé desta terra, que produz um dos melhores cafés do Paraná e do Brasil”, assinala Junior da Femac.
O prefeito Junior da Femac, que estava acompanhado dos pais – Sebastião Ferreira Martins (Tião da Femac) e Maria Toschi Venério Martins – se emocionou ao lembrar da família e dos pioneiros. “Minha mãe está com 76 anos e nasceu no Sítio da Figueira, na Caixa de São Pedro. Assim como as demais famílias de pioneiros, são pessoas que trabalharam muito para que a nossa cidade existisse. Hoje é um dia muito especial, pois sou intimamente ligado a esta terra e poder entregar esta obra é motivo de muita alegria e emoção”, disse Junior da Femac.
O prefeito também agradeceu aos vereadores por terem aprovado o convênio, que garantiu o repasse de recursos, através do Ministério da Agricultura. Ao todo, foram investidos mais de R$ 5 milhões na obra, dos quais R$ 3,3 milhões oriundos do governo federal, durante o mandato do presidente Bolsonaro e repassados agora no governo do presidente Lula. Outros R$ 1,6 milhão investidos na obra foram recursos do próprio Município. “Quero agradecer também à toda a equipe da Prefeitura, pois esse tipo de convênio exige muito mais documentação e detalhamento”, completa Junior da Femac.
Estiveram presentes os vereadores Mauro Bertoli, Toninho Garcia, Jossuela Pirelli, Rodrigo Lievore (Recife), Tiago Cordeiro e Luciano Facchiano. “Uma administração é composta por quatro pilares e que estão presentes nesta obra. A mobilidade urbana é uma delas e a administração do Junior da Femac já fez diversas transformações, que projetam a cidade do futuro. Outro pilar é a segurança, tanto para os estudantes quanto para os produtores e moradores. E sabemos que o asfalto traz o progresso e isso já está acontecendo aqui na região do Pirapó e Caixa de São Pedro. Por fim, temos o pilar da dignidade desta comunidade, pois essa é uma obra reivindicada e que será lembrada daqui a 30 ou 40 anos”, disse o vereador Rodrigo Lievore, que falou representando o Legislativo.
Durante a cerimônia, também foi feita uma homenagem ao ex-prefeito José Domingos Scarpelini, que asfaltou pela primeira vez a ligação entre os dois distritos há cerca de 30 anos. João Miquelão, que falou em nome da comunidade do Distrito de Caixa de São Pedro, disse que na época a pavimentação era um clamor da comunidade. “A nossa ligação asfáltica é de extrema utilidade e foi um pedido muito forte, especialmente para fazer o escoamento da produção. Agora, com essa restauração, ficou um corredor muito bom tanto para o deslocamento das pessoas quanto para o transporte das nossas riquezas, como café, milho, trigo e soja”, frisa Miquelão.
Marcos Melo, que falou em nome dos moradores do Distrito do Pirapó, ressaltou que o asfalto novo representa o retorno dos impostos pagos na forma de obras. “Essa é uma obra do povo que paga impostos. O prefeito Junior da Femac está mostrando com esta obra para onde vai o dinheiro arrecado pelo Município”, afirma Melo, lembrando ainda que a Prefeitura fez um calçamento para a prática de caminhadas junto com o asfalto, no trecho entre o Distrito do Pirapó e a sede da Associação dos Motoristas.
A bênção religiosa durante a cerimônia foi conduzida pelo padre Junior da Rocha Pagielle, da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e pelo pastor Antônio Tavares de Mello, da Igreja Assembleia de Deus. A cerimônia foi abrilhantada ainda pela Banda Municipal Maestro João Florindo.
HISTÓRICO – Chamada de Estrada de São Pedro, a ligação entre os distritos possui extensão de 11,5 quilômetros. O investimento na restauração envolve recape com aplicação de camada asfáltica CBUQ na estrada existente, além de nova sinalização horizontal de trânsito.
Distrito de Pirapó
Com cara de cidade, o hoje Distrito de Pirapó começou a ser povoado em 1930, quando os primeiros imigrantes italianos começavam a ocupar as propriedades rurais. Vindos do interior de São Paulo para tentar uma vida melhor com o trabalho no campo, eles apostaram as fichas no ouro verde da época: o café. Em poucas décadas, o vilarejo aumentou de tamanho e de moradores, ganhando estilo de uma pequena cidade, com mais de 3 mil habitantes.
Distrito Caixa de São Pedro
O distrito da Caixa de São Pedro começou a ser habitado a partir de 1932, sendo uma importante localidade produtora de riquezas rurais. A localidade tem seu nome originado por uma caixa de madeira instalada pelo pioneiro Luiz Toschi, bisavô do atual prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), para o recebimento de medicamentos e correspondências.
Com a chegada da Família Massambani foi colocada uma imagem de São Pedro em cima da caixa, dando origem ao nome oficial do distrito (Caixa de São Pedro).
Entre as duas localidades foi criado o Roteiro Turístico “Caminho do Café”, que tem início no distrito de Pirapó e término no distrito da Caixa de São Pedro.