Apucarana anuncia pronto atendimento da dengue 18 horas

 

O prefeito Rodolfo Mota divulgou nesta quarta-feira (02/04) que a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) vai implantar nos próximos dias, junto ao térreo do prédio do futuro Hospital de Apucarana (H.A.), um pronto atendimento da dengue.

A estrutura de atendimento, que prevê ambiente de triagem, três consultórios médicos e salas de hidratação, será viabilizada assim que o Departamento de Engenharia da Caixa Econômica Federal (CEF), que está sendo contratada pela prefeitura para emissão de um parecer técnico sobre as condições em que a obra foi entregue pela empreiteira que estruturou o local, libere o ambiente para ocupação.

A data do início das atividades, segundo frisou o prefeito, será anunciada pelo secretário da Saúde, Dr. Guilherme de Paula. O projeto é de que o pronto atendimento funcione na modalidade 18 horas, com atendimento ininterrupto das 7 horas da manhã até a uma hora da madrugada. “Até por isso a nossa pressa em contratar o quanto antes a Caixa para que dê início ao trabalho de assistência e acompanhamento técnico de liberação da obra. Assim, quando esta parte do futuro hospital estiver liberada (térreo), já estaremos preparados para implantar o pronto atendimento”, assinalou Mota.

De acordo com o prefeito, com o pronto atendimento, o prédio começará a ter sua finalidade atendida. “Certamente aqui é um ambiente mais acolhedor do que seria qualquer outro espaço para ser o pronto atendimento da dengue, até porque já tem essa característica hospitalar. Nós estamos reforçando nossa equipe para o atendimento 18 horas. Desta forma, o paciente com sintomas da dengue ou já diagnosticado, que hoje é atendido na UBS e UPA, passará a ser atendido aqui, no futuro pronto atendimento”, reafirmou Rodolfo Mota, frisando que a data do início das atividades vai depender da conclusão da vistoria pelos engenheiros da Caixa Econômica.

Durante o anúncio da criação do pronto atendimento da dengue, ao lado do secretário municipal da Saúde, Dr. Guilherme de Paula, Mota fez um relato dos trabalhos de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt. “Desde janeiro a gente vem falando e tranquilizando a população de que nós estamos monitorando dia a dia as notificações dos casos de dengue e os casos confirmados. Nesse esforço da “Operação da Guerra contra dengue”, todas as secretarias têm trabalhado bastante, juntamente com nossos agentes de combate às endemias (ACES). Com participação ativa da população são toneladas de inservíveis que estão sendo recolhidos na operação bota-fora. É impressionante a quantidade de inservíveis que nós já recolhemos e que, na prática, representa a eliminação de milhares de potenciais criadouros do mosquito”, assinala o prefeito Rodolfo Mota.

De acordo com ele, também está em ritmo acelerado serviços de limpeza e roçagem de espaço públicos e lotes privados, especialmente em regiões que têm maior número de notificações para a doença.

Caixa é confirmada para dar parecer técnico sobre as obras do futuro Hospital de Apucarana

O departamento de engenharia da Caixa Econômica Federal será responsável pela emissão de um parecer técnico conclusivo sobre as reais condições em que as obras de adequação do prédio do futuro Hospital de Apucarana (H.A.) foram recebidas pela prefeitura. A contratação da instituição federal foi confirmada nesta quarta-feira (02/04) pelo prefeito Rodolfo Mota e pelos secretários municipais Dr. Guilherme de Paula (Saúde) e engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes (Obras). “A Prefeitura de Apucarana quer saber se realmente todos os requisitos previstos no contrato de licitação e apontamentos feitos em vistorias da Secretaria de Obras foram atendidos pela Termale Engenharia Ltda, empreiteira responsável pelas obras de estruturação”, afirma o prefeito Rodolfo Mota.

O contrato entre a prefeitura e Caixa será firmado nos próximos dias na modalidade dispensa de licitação, mas o protocolo de intenções de parceria para a prestação de serviços de assistência e acompanhamento da obra foi assinado nesta quarta-feira pelo prefeito e pela superintendente Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Viviane Barcala Gonçalves. Também acompanharam o ato, realizado no prédio do futuro hospital, os vereadores Guilherme Livoti, Gabriel Caldeira e Wellington Gentil, além de outros secretários municipais e agentes do banco. “Optamos pela Caixa pelo histórico, pela credibilidade da instituição e expertise dos técnicos e profissionais”, disse Mota.

O valor do contrato a ser celebrado será na ordem de R$33 mil. “Convenhamos, algo bastante especial diante do valor da obra, que somou investimento muito significativo, de mais de R$26 milhões. Então, agradeço publicamente à Caixa Econômica, que é parceria do Município em diversas outras obras e programas, por aceitar somar também neste processo que visa certificar que todos os pontos de execução obra atenderam ao contrato”, explicou o prefeito Rodolfo Mota.

Ao assinar o protocolo de intenções de parceria, a superintendente Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal, Viviane Barcala Gonçalves, também agradeceu ao Município. “Isso reforça a importância da Caixa, que está sempre presente e se posicionando como parceira dos municípios. Nossa equipe de engenharia de fato conta com toda expertise para este trabalho e vamos, assim que concretizado o contrato, estar acompanhando e assessorando o município de Apucarana na tomada de decisão para que possa colocar em atividades essa obra tão importante que é o hospital municipal”, disse a superintendente.

Durante o ato, o prefeito Rodolfo Mota também agradeceu a todo trabalho da equipe da Secretaria de Obras. “Nossos servidores promoveram um trabalho de vistoria muito importante até aqui mas, como já disse anteriormente, dado o simbolismo dessa obra, é relevante que contemos também com alguém que tenha expertise, conhecimento e a credibilidade, que neste cenário são os técnicos da Caixa”, finalizou Mota.

Dos fatos – O prédio onde irá funcionar o Hospital de Apucarana (H. A.) foi oficialmente entregue ao Município no último dia 28 de março pela Termale Engenharia Ltda, empreiteira responsável pelas obras de estruturação. No total, foram 22 meses de trabalho. Na oportunidade, o prefeito Rodolfo Mota já havia anunciado que a prefeitura iria procurar firmar parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para emissão de um parecer técnico para verificação se a execução atendeu a todos os requisitos do contrato licitado, reafirmando compromisso de dar total transparência a todas as questões relacionadas ao projeto do hospital.

O hospital – A obra do Hospital de Apucarana (H. A.) absorveu investimento de mais de R$ 26 milhões, sendo R$21 milhões em recursos municiais e R$5 milhões do Deputado Arilson Chiorato através de emendas da deputada Federal Gleisi Hoffmann. A estrutura inclui um centro cirúrgico e 58 leitos de internamento, além do Pronto Atendimento Infantil 24 Horas, implantado no térreo do bloco principal. O prédio tem ampla acessibilidade e conta com rampas e dois elevadores. A obra conta com ainda com instalações de ar condicionado, hidráulica, elétrica, gases medicinais, rede lógica, sistema de SPDA, usina de oxigênio e transformador próprio.

Prefeitura inicia retirada de toneladas de resíduos têxteis que estavam armazenados irregularmente

A Prefeitura de Apucarana, por meio de uma empresa especializada, iniciou nesta quarta-feira (02/04) a remoção  de aproximadamente mil toneladas de resíduos da indústria têxtil e da confecção. O material estava armazenado de forma irregular no prédio do extinto IBC da Vila Nova, gerando um grande passivo ambiental e risco de incêndio.

O prefeito Rodolfo Mota esteve no local acompanhando o início dos trabalhos, ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, e equipe. “O que nós encontramos é um verdadeiro absurdo do ponto de vista ambiental e administrativo. Enganaram as pessoas dizendo que o projeto funcionava e que todo esse resíduo têxtil estava sendo adequadamente destinado, o que não era verdade”, frisa Rodolfo Mota.

O material, rejeitado por empresas do setor têxtil, era coletado por uma empresa credenciada pelo Município desde 2020, que deveria garantir a destinação final conforme o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). No entanto, apenas uma pequena parte dos resíduos teve uma destinação e o restante acabou ficando acumulado no local.

Rodolfo Mota afirma que a situação gerou um grande passivo ambiental e risco iminente de incêndio. Além dos resíduos têxteis, o barracão do antigo IBC também abriga diversos bens públicos, o que agrava ainda mais o problema.  “Essa é mais uma responsabilidade que herdamos,  é mais um dos tantos desafios que temos a felicidade de dizer que estamos resolvendo. Em breve, iremos anunciar um novo projeto de apoio ao nosso polo das confecções em relação aos resíduos têxteis”, adianta Rodolfo Mota, que parabenizou o empenho nesta força-tarefa das equipes das secretarias de Meio Ambiente, Gestão Pública e Procuradoria Jurídica.

Para solucionar o problema do passivo ambiental, o Município contratou em caráter emergencial a empresa Terra Norte Engenharia Ambiental. “A empresa tem prazo de 90 dias para fazer a retirada de todos os resíduos acumulados, o transporte e a destinação correta”, afirma Diego Silva, secretário municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que ainda não é possível definir o valor total que o Município investirá para solucionar o passivo ambiental, pois a quantidade de material acumulado é apenas uma estimativa. “Claro que isso vai custar alguns milhares de reais dos cofres públicos, um dinheiro que é da população de Apucarana”, finaliza Rodolfo Mota.

Escolas municipais recebem palestras sobre prevenção à Dengue

A Autarquia Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), está promovendo palestras educativas sobre prevenção à Dengue nas escolas da rede municipal de Apucarana. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e visa conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Na manhã de hoje (2/4), as turmas de 5º ano das Escolas Municipais Dr. Osvaldo dos Santos Lima e Karel Kober participaram da atividade, que abordou a transmissão de doenças pelo mosquito.

A coordenadora do PSE na Autarquia Municipal de Saúde, enfermeira Sabrina Menegazzo Candeo Marchi, destacou que, neste primeiro momento, as palestras estão sendo realizadas nas escolas situadas em regiões com maior incidência de focos do Aedes aegypti. “Nosso objetivo é levar o conhecimento às crianças, que, por sua vez, repassarão as informações aos pais e familiares, ampliando o alcance dessa importante mensagem”, afirmou.

As palestras estão sendo conduzidas pela educadora social do SESC, Ana Carina Fazzio Soares da Silva, que utiliza um jogo lúdico para esclarecer dúvidas sobre mitos e verdades relacionados ao Aedes aegypti. “A Dengue é uma doença que pode ser evitada com atitudes simples, mas é fundamental que a população esteja ciente de como preveni-la. Infelizmente, nossa cidade tem registrado um aumento no número de casos nos últimos dias”, explicou Ana Carina.

A diretora da Escola Municipal Karel Kober, Tairine Suelen Carneiro Colares, ressaltou a relevância da parceria entre os setores de Saúde e Educação. “Estamos muito satisfeitos em receber a equipe da Autarquia Municipal de Saúde. Essa parceria é fundamental para cumprirmos nosso papel social, promovendo cidadania e qualidade de vida. Ao falar com os estudantes, sabemos que o tema chegará às casas, já que eles costumam cobrar os pais sobre o cuidado com a água parada no quintal. Somente com a união de esforços conseguiremos eliminar a Dengue”, destacou a diretora.

A psicopedagoga da Autarquia Municipal de Saúde, Cintia Socorro da Silva, antecipou o cronograma das palestras sobre prevenção à Dengue nas escolas municipais. “Além das escolas Dr. Osvaldo dos Santos Lima e Karel Kober, outras sete unidades de ensino receberão as palestras até o final de abril: Escola Professora Marilda Duarte Noli, Escola Senador Marcos de Barros Freire, Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami, Escola Augusto Weyand, Escola Humberto de Alencar Castelo Branco, Escola José Brazil Camargo e Escola Professor Bento Fernandes Dias”, detalhou.

Estão abertas as inscrições para o Torneio do Trabalhador (1º de maio)

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Apucarana informa que estão abertas a partir desta quarta-feira (02/04) as inscrições para o Torneio do Trabalhador (1º de maio). As inscrições para a competição, que vai ocorrer no masculino e feminino, são gratuitas e prosseguem até o dia 8 de abril.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria de Esportes, com o coordenador da competição, Ângelo Danilo, ou pelo telefone (43) 99875 6484. Para poder participar é preciso apresentar o título de eleitor e ser trabalhador ou trabalhadora em empresa instalada em Apucarana. Não há limite máximo de equipes participantes.

O Congresso Técnico será realizado no dia 8, às 19h30, no Centro da Juventude. “De acordo com o cronograma, a primeira fase acontecerá no dia 13 de abril e, dependendo da quantidade do número de equipes, poderá ter sequência no dia 27 de abril”, explica Bruno Marchi, secretário de Esportes, acrescentando que as partidas da primeira fase serão disputadas nos campos do Estádio Municipal Olímpio Barreto, do Sesi, da UTFPR e do Zé Rico.

O secretário afirma que a competição será finalizada no feriado do Dia do Trabalhador. “Como acontece tradicionalmente, a semifinal e a final do torneio, serão disputadas no dia 1º de maio”, reitera Marchi, afirmando que o local da decisão ainda está sendo definido, podendo ser no Estádio Municipal Olímpio Barreto ou no campo do Sesi.

 

Apucarana conquista R$500 mil para aplicar em políticas de atenção à criança e ao adolescente

O governador Carlos Massa Ratinho Junior liberou nesta terça-feira (01/04), em solenidade realizada em Curitiba, recursos na ordem de R$500 mil para o município de Apucarana. O repasse, que segue deliberação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescência e chega via Fundo da Infância e Adolescência (FIA), será utilizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social para o fortalecimento das políticas públicas de atenção às crianças e adolescentes.

O prefeito Rodolfo Mota esteve presente no evento acompanhado da secretária municipal da Assistência Social, Fabíola Carrero, da secretária da Mulher e Assuntos da Família e primeira-dama, Karine Mota, e do vereador Sidnei da Levelimp. “Agradeço ao governador Ratinho e ao secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, por este olhar por Apucarana, destinando recursos que vão nos ajudar a fortalecer ainda mais as ações de garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes”, disse Rodolfo Mota.

Os recursos serão repassados na modalidade fundo a fundo e poderão ser usados de maneira autônoma pelo Município, podendo ser utilizados em materiais de consumo, pedagógico e esportivo, materiais de higiene e limpeza, artesanato e recreação, além do desenvolvimento de materiais de áudio, vídeo e foto, despesas com impressão de materiais gráficos, alimentos perecíveis e não-perecíveis, veículo e móveis. “Se o prefeito entender que precisa investir em uma política para o autismo, por exemplo, ele vai poder fazer esse investimento com esse repasse”, disse o governador Ratinho Júnior.

O secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, ressaltou a importância do apoio do Estado aos municípios. “Estamos inovando, dando a liberdade para que os municípios invistam os recursos no que consideram prioridade com base na legislação. É um repasse histórico, de R$ 159 milhões, o maior do Fundo da Infância e da Adolescência destinado para todos os 399 municípios do Paraná”, afirmou Carboni.

Fecomercio PR reafirma compromisso com a revitalização da Rua Ponta Grossa

O prefeito Rodolfo Mota, acompanhado da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aida Assunção, manteve audiência nesta terça-feira (01/04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomercio Sesc Senac PR, empresário Darci Piana.

Entre os assuntos em pauta esteve a retomada do projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa, uma iniciativa com envolvimento do Sivana, Fecomércio PR, Sebrae e Prefeitura de Apucarana, que vem sendo estruturada desde o final de 2022 com o objetivo de promover um ambiente mais atrativo, moderno e competitivo para o comércio estabelecido na via. “É uma demanda que se arrasta há algum tempo e que tem todo apoio da prefeitura para ser concluído. Estou muito feliz em poder, agora como prefeito, somar neste processo que visa dar sequência a este sonho e a todo o trabalho que já foi realizado até o momento. São 150 lojas em um trecho de oito quadras, por onde passa uma grande parte do desenvolvimento econômico da nossa cidade. Agradeço ao vice-governador e presidente da Fecomercio PR, Darci Piana, por reafirmar esta parceria para que possamos de fato concluir esta obra de melhoria para o nosso comércio”, disse o prefeito Rodolfo Mota, lembrando que depois da Avenida Curitiba, a Rua Ponta Grossa é uma das mais importantes no comércio de Apucarana.

Darci Piana também se manifestou satisfeito com o compromisso da atual administração municipal em dar sequência ao projeto. “Contamos com a prefeitura para ajudar os nossos empresários de Apucarana”, pontuou o vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio Sesc Senac PR.

A presidente do Sivana, empresária Aida Assunção, também avaliou como muito positiva a reunião que teve com foco na revitalização da Rua Ponta Grossa. “Foi uma conversa muito produtiva, onde o vice-governador e presidente da Fecomercio PR se colocou à disposição para colaborar. O Sivana tem sido uma das vozes nessa reivindicação e também seguimos prontos para dar continuidade a esta iniciativa. Esse é um trabalho a muitas mãos, envolvendo o setor empresarial e o poder público, e a prefeitura, através do prefeito Rodolfo Mota, mostrou disposição em levar adiante essa revitalização, mesmo que por etapas”, destacou Aida.

A Rua Ponta Grossa é uma das principais ruas da área central de Apucarana, por onde passam diariamente cerca de 7 mil veículos e 180 ônibus que fazem linhas do transporte coletivo. O projeto de remodelação visa tornar a via em um shopping a céu aberto, com sistema de iluminação LED, calçamento, remodelação das fachadas, colocação de imobiliário urbano e conexão com a internet, entre outras melhorias e inovações.

Secretaria da Mulher de Apucarana conquista veículo

O Governo do Paraná oficializou nesta segunda-feira (31/03) o repasse de um veículo zero quilômetro, no valor de R$102 mil, para a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana (Semaf).

As chaves do automóvel foram recebidas pela primeira-dama e secretária da Semaf, Karine Mota, e pelo prefeito Rodolfo Mota. “Estamos muito felizes em receber este veículo através da Secretaria de Estado da Mulher e da secretária Leandre Dal Ponte, por intermédio do nosso deputado Estadual Do Carmo. Este veículo vai permitir um atendimento mais humanizado e eficiente, durante o transporte das mulheres que assistimos. Além disso, também vai gerar economia a nossa secretaria, uma vez que um veículo antigo que temos e depende de muita manutenção, será substituído”, afirma Karine Mota, agradecendo também ao governador Ratinho Júnior por atender a esta necessidade de Apucarana.

Ela reforça que o veículo dará suporte às ações da secretaria, contribuindo para agilizar e aprimorar respostas em favor da população. “Ações voltadas à promoção dos direitos humanos, incluindo os direitos da mulher, da família e da criança e do adolescente, de combate a todas as formas de violência, preconceito, discriminação e intolerância e também de incentivo ao empreendedorismo e ao empoderamento feminino”, exemplificou a secretária.

Apucarana está entre as cidades que mais geram emprego no Paraná

Apucarana fechou fevereiro com 647 novos postos de trabalho. O levantamento, divulgado nesta última sexta-feira pelo Governo Federal, integra o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O prefeito Rodolfo Mota comemorou o bom início de ano. “Iniciamos com saldo positivo e estamos entre as cidades que mais gerou empregos no Estado. São 647 trabalhadores que nos primeiros meses do ano conquistaram o mercado de trabalho formal, com todas as garantias de uma carteira assinada. Resultado que garante a Apucarana a 13ª colocação do Paraná”, pontuou o prefeito, rendendo reconhecimento aos empreendedores por investirem na cidade.

Segundo relata o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, a empregabilidade em Apucarana tem conquistado resultados positivos em todos os segmentos econômicos. “Tivemos destaque na indústria, comércio, confecção do vestuário, construção civil, entre outros setores, que abriram muitos postos de trabalho, sendo que o mês de fevereiro registrou recorde com mais de 400 vagas preenchidas”, observou Leiroz.

No período foram 3.786 admissões contra 3.139 desligamentos, resultando no saldo positivo de 647 postos de trabalho. “Seguindo determinação do prefeito Rodolfo Mota, a Agência do Trabalhador trabalha junto às empresas, realizando um trabalho de agilização da intermediação da mão-de-obra com busca ativa das vagas e a viabilidade de entrevistas de emprego para que o trabalhador conquiste o mais rápido possível o mercado de trabalho”, disse Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, também agradecendo ao empresariado local pela abertura e investimentos. “Agradecemos às nossas empresas de Apucarana, que têm feito todo um trabalho de crescimento, que têm acreditado na cidade, criando novos postos de trabalho”, disse Leiroz.

Serviço: Informações sobre vagas de trabalho podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Caged – O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED foi criado pela Lei 4.923 de 23/12/1965, quando instituiu-se a obrigatoriedade das informações sobre admissões, desligamentos e transferências. De periodicidade mensal, é importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional, sendo um instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, contribuindo para medidas de assistência aos desempregados e contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Inscrições para casamento coletivo encerram nesta quarta em Apucarana

Casais de Apucarana interessados em oficializar a união conjugal gratuitamente, por meio do casamento coletivo do Programa Justiça no Bairro: Sesc Cidadão, têm até esta quarta-feira (02/04) para se inscrever no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. A cerimônia acontecerá no dia 12 de abril (sábado), às 16 horas, no Cine Teatro Fênix, e será conduzida pela desembargadora Joeci Machado Camargo, idealizadora da iniciativa.

A secretária de Assistência Social, Fabíola Carrero, explica que o casamento coletivo é realizado em parceria com o Sesc Apucarana e que uma das etapas fundamentais é o credenciamento antecipado dos interessados. “Dentro da feira de serviços do Programa Justiça no Bairro, realizaremos uma bela cerimônia no dia 12. No entanto, é essencial que os casais se inscrevam previamente, pois a formalização do casamento exige a tramitação da documentação em cartório”, ressalta Fabíola.

O gerente-executivo do Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno, destaca que a população também pode contribuir com o evento por meio da doação de vestidos de noiva e trajes masculinos. “Contamos com a colaboração da comunidade para tornar este momento ainda mais especial para os casais participantes”, enfatiza Ficagno.

O Programa Justiça no Bairro é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Prefeitura de Apucarana e o Sesc Paraná. As ações acontecem nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 9 às 17 horas, no Ginásio de Esportes Lagoão. “Serão oferecidos diversos serviços gratuitos, garantindo uma resolução ágil para demandas da população nas áreas de cidadania e jurídica, além do tradicional casamento coletivo”, informa o prefeito Rodolfo Mota. Ele também destaca a atuação da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo, e a parceria do Sesc. “O Justiça no Bairro é um trabalho construído a muitas mãos. Esta será a 17ª edição e eu participei de todas — primeiro como aluno, depois como professor, vereador e agora como prefeito”, enfatiza Mota.

CASAMENTO COLETIVO (inscrições até o dia 2 de abril)

Documentos necessários

* Carteira de identidade
* Certidão de nascimento/casamento – divórcio (atualizada)
* Comprovante de renda de até 3 salários mínimos por casal
* Comprovante de endereço atualizado

SERVIÇOS DA PREFEITURA DE APUCARANA (10, 11 e 12 de abril)

* Atualização e Inclusão de Cadastro único
* Orientações sobre o Programa Bolsa Família
* Orientação sobre o Programa Pé de Meia
* Orientação Programa ID Jovem
* Avaliação social para castração gratuita;
* Orientação sobre a Carteira da pessoa Idosa;
* Encaminhamento para 2ª via gratuita de documentos
* Orientações sobre BPC
* Orientações sobre a Carteira Municipal de Identificação do Autista

CARTEIRA DE IDENTIDADE (10, 11 e 12 de abril)

Emissão de 1º e 2ª via (Documentos necessários: Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento atualizada e CPF)

ATENDIMENTO JURÍDICO (11 e 12 de abril)

Para resolução de conflitos na área de família é necessária a presença dos envolvidos para a imediata solução de: Divórcio Consensual, Guarda, Pensão Alimentícia, União Estável (reconhecimento ou dissolução), Reconhecimento de Paternidade/Maternidade, Retificação de Registro Civil, DNA, 2ª Via de Certidão, entre outros.

Documentos necessários:

* Carteira de Identidade e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação
* Certidão de Nascimento/Casamento – Divórcio (original e legível)
* Comprovante de renda de até três salários mínimos
* Comprovante de endereço atualizado
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LOCAIS DE AGENDAMENTO DOS SERVIÇOS E INFORMAÇÕES


CRAS IV – Vila Regina – 
Tv. Padre Tito Cerassoli, 80-Tel. (43) 3308-1454-WhatsApp (43) 9654-8467
CRAS I-Jardim América – Av. Central do Paraná, s/n – Tel. (43) 3308-1451-WhatsApp (43) 9967-0335
CRAS PASTOR OTHONIEL GONÇALVES – Rua Cecílio Luz, 145, Lot. Sanches dos Santos – Tel. (43) 3308-1449-WhatsApp (43) 99654-6414
CRAS SUMATRA – Rua Ilson Ferreira Guerra, 15 Tel. (43) 3308-1452-WhatsApp (43) 9654-8292 CRAS VILA REIS – Rua José Garcia Perez, 111 – Tel. (43) 3308-1453-WhatsApp (43) 99654-8481
CRAS MARIA RENILZA DA SILVA E LIMA –
Rua Santa Rita, 202, Vila Nossa Senhora Aparecida – Telefone (43) 3308-1420-WhatsApp (43)99654-7203
CREAS – Rua João Matiuzzi, 303 Parque Bela Vista – Telefone (43) 3308-1455