Procon Apucarana mantém WhatsApp para atendimento do consumidor

Além do atendimento presencial, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Apucarana (Procon Apucarana) tem realizado atendimento por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, através do número telefônico 4399654-9126.

A ferramenta tem colaborado para agilizar o protocolo de novas demandas e também acompanhamento dos processos. De acordo com o coordenador municipal, advogado Mateus Maia, através do aplicativo o consumidor também tem acesso a informações ou esclarecimento de dúvidas.

“Uma tecnologia digital que hoje é conhecida por praticamente toda população, gratuita e de fácil manuseio, que estamos utilizando desde o início do nosso trabalho a frente do órgão, em janeiro, e que tem contribuído para promover uma maior acessibilidade aos nossos serviços, em especial aos idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, uma vez que através desta tecnologia de troca de mensagens, as pessoas podem dar andamento a suas demandas sem a necessidade de estarem se deslocando para a unidade física do Procon”, comenta Maia, frisando que através do aplicativo o consumidor pode anexar documentos, áudio e imagens. “Isso é outro facilitador que agiliza o nosso trabalho”, pontua o coordenador.

Outra novidade idealizada pela nova gestão do Procon Apucarana é a criação de um perfil na rede social Instagram, que deve ser colocado no ar a partir desta semana em parceria com a diretoria de Mídias Sociais Digitais da Sub-Secretaria Municipal de Comunicação. “Através do @proconapucaranaoficial, vamos interagir com os internautas e também produzi periodicamente conteúdo de interesse para toda a população”, complementa a advogada Silvana Verona, diretora do Procon Apucarana.

Serviço: O atendimento presencial e virtual do Procon Apucarana, acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A unidade física fica localizada junto ao prédio do Fórum Trabalhista de Apucarana, na Avenida Central do Paraná, 1380 – Jardim Diamantina. O atendimento também é realizado pelo telefone fixo (43) 3308-1434.

Além de atendimento de consumidores residentes em Apucarana (pessoas físicas e jurídicas), o Procon Apucarana tem abrangência regional sendo responsável por demandas de Cambira, Novo Itacolomi, Faxinal, Borrazópolis, Cruzmaltina, Marilândia do Sul, Califórnia, Mauá da Serra, Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso e São Pedro Ivaí.

Apucarana quer fortalecer gestão pública com projetos de extensão

A Prefeitura de Apucarana buscará, a partir desta gestão (2025/2028), uma maior aproximação com as universidades. O objetivo é conseguir apoio acadêmico para aprimorar serviços e encontrar soluções a demandas específicas da cidade. Para isso, a intenção é firmar parcerias por meio de projetos de extensão e pesquisa.

De acordo com o prefeito Rodolfo Mota, a interlocução com as academias será feita pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Sou do meio acadêmico, sou professor de Direito desde 2013 e acredito que as universidades podem exercer um papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade. A nossa intenção é agregar o conhecimento da academia, discutir em conjunto os principais problemas de Apucarana e encontrar soluções viáveis, tecnológicas e inovadoras”, pontua Rodolfo Mota.

A primeira reunião neste sentido ocorreu nesta semana no campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de parceria entre a Prefeitura de Apucarana e a UTFPR, por meio de projetos de extensão e pesquisa. O foco é buscar apoio acadêmico para demandas como o Plano Diretor, criação de um sistema de informação geográfica, potencial hídrico municipal, entre outras”, cita Thalles Felipe Kovalczuk Ribeiro, diretor-presidente do Idepplan.

Também participaram da reunião Nilton Fornaciari, superintendente de Manutenção de Logradouros Públicos; Jeferson Ubiali, gerente do CREA Apucarana; e o professor Aloysio Gomes de Souza Filho, responsável pelos projetos de extensão da UTFPR Apucarana. A reunião também contou com a presença de representantes do Grupo de Estudos de Tecnologias Ambientais (GETECA).

A intenção é buscar a contribuição das universidades para demandas não apenas na área de urbanismo, mas também em outros setores. “A intenção é apresentar problemáticas específicas, que seriam desenvolvidas em projetos de extensão. As possíveis soluções seriam avaliadas pelos estudantes, sob a orientação de professores especializados nas suas áreas”, explica o diretor-presidente do Idepplan.

Apucarana promove 1ª Mostra de Música Independente

O Cine Teatro Fênix será palco nestes dias 15 e 22 de fevereiro da 1ª Mostra de Música Independente de Apucarana. Uma realização da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), as apresentações musicais acontecem em dois sábados consecutivos, sempre a partir das 18 horas, no palco do Cine Teatro Fênix.

Com entrada gratuita, trata-se de um evento promovido com recursos do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura, provenientes da “Lei Paulo Gustavo”. “O acesso à cultura é a base de uma sociedade mais consciente. A música independente tem a sua mensagem e em Apucarana temos artistas de muita qualidade que vão estar mostrando o talento nesta grande mostra que estamos preparando para este mês. Desde já, convido os apucaranenses para prestigiar e celebrar conosco a valorização da cultura”, disse o prefeito Rodolfo Mota.

O secretário da Promatur, Rodrigo Liévore “Recife”, informa que Apucarana foi contemplada com repasse de R$1,3 milhão do Governo Federal via Lei Paulo Gustavo. “Recursos que contemplam produtores de cultura no município habilitados dentro dos critérios previstos na lei, como músicos, grupos de dança, de teatro, artes plásticas, audiovisual, escritores, e de outras áreas, que estarão expondo seus trabalhos ao longo de 2025”, explica o secretário.

Agenda de shows:


Dia 15/02, a partir das 18 horas


– Primo Cringe
– Fantástico Senhor Urco
– Los Errantes
– Assis e a Flor de Lótus
– Baihuno

Dia 22/02, a partir das 18 horas

– Kiryan Dias
– Little Rasta
– Los Abuelos
– Zilks

Apucarana adota e-Carta para cobrança do IPTU 2025

A Prefeitura de Apucarana promoveu mudança no método de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As guias de pagamento, que até o ano passado chegavam ao contribuinte na forma de carnês, com capa e contracapa coloridos, foram substituídas neste exercício fiscal pela e-Carta, que é um serviço de envio eletrônico de correspondências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

A secretária interina da Fazenda, Sueli Pereira, relata que novo modelo é mais econômico, ágil e prático tanto para a prefeitura quanto para o cidadão. “A exemplo de outros municípios, como Londrina, Maringá, Cascavel, entre outros, Apucarana também atualiza a sua forma de cobrança física do tributo, adotando a partir deste ano a e-Carta, cujos dados da mensagem são captados eletronicamente e processados para impressão e entrega pelo próprio correio”, explica a secretária.

Outro detalhe importante da e-Carta é que ela é impressa em preto e branco. “Alguns contribuintes que já receberam as guias de pagamento pelo correio e não sabiam desta mudança entraram em contato com a prefeitura para confirmar a veracidade do documento. Então, importante reforçar esta mudança a toda população, que as guias do IPTU 2025 chegam no formato de e-Carta”, comentou Sueli Pereira, secretária da Fazenda de Apucarana.

Segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, neste exercício fiscal foram emitidos 59.484 e-Cartas de cobrança, totalizando lançamento líquido na ordem de R$43.287.562,63. O vencimento do tributo é para o dia 10 de março. Para quem optar pelo pagamento total à vista terá direito a um desconto na ordem de 5%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$51,60, equivalente a 50% da UFM (Unidade Fiscal Municipal). “Todos os contribuintes com endereço atualizado no sistema da prefeitura irão receber a e-Carta de cobrança pelo correio. Contudo, caso o cidadão queira adiantar o pagamento pode recorrer ao site da prefeitura (http://www.apucarana.pr.gov.br) e imprimir a guia de quitação”, finaliza Sueli. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000.

Apucarana garante R$ 3,7 milhões para a construção de dois novos centros infantis

Ao lado do prefeito Rodolfo Mota, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, anunciou a liberação de recursos para a construção de dois novos Centros de Educação Infantil (CMEIs). O investimento total será de R$ 3,7 milhões e as unidades atenderão as regiões dos Conjunto Habitacional Solo Sagrado e do Residencial Interlagos.

O prefeito Rodolfo Mota afirma que cada unidade terá a capacidade para atender 70 crianças. “É uma alegria receber o nosso secretário de Desenvolvimento Social e de falar de coisa boa, que é o Programa Infância Feliz e a liberação de recursos para a construção de dois novos CMEIs em Apucarana. É uma ação que vem ao encontro da prioridade da nossa gestão, que é cuidar das pessoas e construir o futuro”, reforça Rodolfo Mota.

Rogério Carboni afirma que cada unidade terá 456 metros quadrados de área construída. “Esse é o projeto padrão, mas ele está preparado arquitetonicamente para permitir a ampliação. Os recursos são do Programa Infância Feliz, da Assembleia Legislativa, do Fundo da Infância e do Tesouro do Estado”, completa o secretário.

O vice-prefeito Marcos da Vila Reis comparou o prazo de execução previsto – de nove meses – a uma gestação e lamentou que esses bairros ainda não sejam dotados de CMEIs. “Infelizmente, gerações perderam essa oportunidade, sofreram com a falta de vagas. O Solo Sagrado foi construído sem CMEI e o que se está fazendo agora, mesmo que tardiamente, é justiça social especialmente com os moradores dessa região”, assinala o vice-prefeito.

O ato, realizado no gabinete municipal, contou com a presença do vereador Sidnei José de Oliveira (Sidnei da Levelimp), que intermediou a liberação dos recursos por meio do deputado estadual Anibelli Neto. Também estiveram presentes o vereador Danylo Acioli, presidente da Câmara, Moisés Tavares (líder do prefeito no Legislativo), Guilherme Livoti, Tiago Cordeiro, Luciano Facchiano, Adan Lenharo, Gabriel Caldeira e Eliana Rocha.

O prefeito Rodolfo Mota deixou a palavra livre durante o ato para que os vereadores se manifestassem a respeito da conquista. Também salientou que os CMEIs envolvem diretamente o trabalho de três secretarias, que contribuem na formação das famílias, citando as pastas da Assistência Social, da Educação e da Mulher e Assuntos da família.

A secretária de Assistência Social, Fabíola Cristina Carrero, falou em nome de todos os secretários municipais. “Agradecemos ao secretário Carboni e ao governo do Estado por essa parceria. Cuidar das pessoas é o nosso trabalho e vamos cuidar desse projeto com muito carinho”, frisa Carrero.

Apucarana inicia discussão do novo Plano de Arborização

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou a discussão do novo Plano de Arborização. Nesta quarta-feira (05/02), ocorreu uma reunião técnica para apresentação da empresa que vai fazer o estudo e também para definição da metodologia que será aplicada na obtenção do diagnóstico da arborização urbana no Município.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, o objetivo da reunião foi ouvir sugestões e opiniões da população. “Queremos, juntos, desenvolver um plano que garantirá mais qualidade de vida, sustentabilidade e bem-estar, com um ambiente mais verde e planejado para a nossa cidade”, pontua o secretário.

O diagnóstico e a elaboração do novo plano serão feitos pela empresa Mato Verde Elaboração e Preparação de Documentos Ambientais (Ambiente-se), vencedora do processo licitatório. “As discussões terão continuidade com a realização de audiências públicas e depois o plano será encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara de Vereadores”,  salienta, informando que a primeira audiência pública está agendada para o dia 12 de março, às 19h30, no salão nobre da Prefeitura. .

O engenheiro agrônomo Rodrigo Horst, responsável técnico da Ambiente-se, fez uma apresentação da metodologia que será adotada no levantamento dos dados. “O objetivo é promover a gestão das árvores, visando a criação de espaços verdes sustentáveis e saudáveis. O plano será um guia, uma orientação para tomar decisões quanto ao plantio, manejo, conservação e remoção das árvores no meio urbano”, explica.

De acordo com o engenheiro agrônomo, será feito o levantamento físico e também por imagem. “Conforme dados de 2019, Apucarana tinha 23.800 árvores. Então, a gente vai fazer um levantamento a campo de 20% desse total. Com o crescimento da cidade nos últimos anos, isso deve abranger atualmente entre 5 mil e 6 mil árvores”, estima Horst, acrescentando que o diagnóstico será feito também por meio de um inventário por imagem, abrangendo a área urbana total, que é de cerca 120 quilômetros quadrados.

CONDIÇÕES FITOSSANITÁRIAS E ANÁLISE DE RISCO – Durante a coleta de dados, serão verificadas as condições fitossanitárias das árvores.  “Vai verificar a presença de cupins, fungos, pragas, se a árvore está oca, se há conflitos com a rede elétrica, danos a raízes, além de informações do meio em que está inserida, circunferência, altura da copa, largura da calçada e permeabilidade do solo”, exemplifica Horst.

O plano de arborização também vai fazer uma análise de risco da árvore, avaliando a probabilidade de queda e o possível impacto gerado no local. “Será avaliada a probabilidade de algum prejuízo, tanto para o setor público quanto privado. A avaliação levará em conta, por exemplo, se há um supermercado ou uma escola nas proximidades, se há muita movimentação de pessoas.  Então, será definido o risco de queda e do impacto que vai de 5 a 1, ilustrando com cores: vermelho risco muito alto, amarelo médio e verde risco baixo”, completa o responsável técnico da Ambiente-se .

Nesta primeira reunião, estiveram presentes o vereador Danylo Acioli, presidente da Câmara, Moisés Tavares (líder do governo no Legislativo), Tiago Cordeiro, Luciano Facchiano, Adan Lenharo e Gabriel Caldeira. O vice-prefeito e secretário municipal de Governo, Marcos da Vila Reis, também acompanhou as discussões, ao lado de vários secretários municipais. A reunião também contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e da sociedade civil.

Autarquia de Educação irá reconstruir parede de fechamento do ginásio de esportes do Núcleo João Paulo

A Autarquia Municipal de Educação (AME) irá reconstruir a parede de fechamento do ginásio de esportes da Escola Municipal José Idésio Brianezi, situada no Núcleo João Paulo. A estrutura foi destruída durante um vendaval ocorrido no dia 20 de setembro de 2023.

A secretária municipal de Educação, Professora Ana Paula do Carmo Donato, explicou que a gestão anterior havia iniciado estudos para a reconstrução, mas não deu continuidade ao projeto. “Ciente da situação, o prefeito Rodolfo Mota determinou a retomada dos trabalhos, com o objetivo de realizar a obra o mais rápido possível”, afirmou.

O engenheiro da AME, Eduardo Mendonça, detalhou as intervenções previstas para o ginásio. “Além da reconstrução da parede, faremos adequações necessárias para atender às exigências do Corpo de Bombeiros e à legislação de acessibilidade vigente. Também será necessário refazer outros reparos em função de atos de vandalismo no local”, explicou.

O investimento estimado para a realização da obra é de aproximadamente R$ 200 mil. “As documentações estão na fase final de revisão e o projeto será enviado para licitação nos próximos dias. Sabemos que a população aguarda essa obra com expectativa. Nós estamos tomando as devidas providências para que seja agilizado o processo, para cumprir com a demanda no devido tempo. O prazo para a conclusão do processo licitatório é de noventa dias”, concluiu a secretária Ana Paula do Carmo Donato.

Apucarana regulariza pagamentos de médicos da unidade de pronto atendimento

Médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Apucarana (UPA) que estavam com salários atrasados desde outubro do ano passado estão tendo os pagamentos regularizados pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS). O anunciou foi feito pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo secretário Municipal da Saúde, médico Guilherme de Paula, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (04/02) na sede da autarquia.

Herdada da gestão anterior, a situação de atraso salarial de médicos credenciados e também de terceirizados gerou uma pendência financeira na ordem de R$ 760 mil, atingindo dezenas de profissionais. “Dentre tantos desafios que nós encontramos nesses primeiros dias de mandato, um deles estava o pagamento atrasado dos médicos credenciados que atendem na UPA, que estavam sem receber desde o mês de outubro. Passadas as eleições, a gestão que me antecedeu decidiu não mais fazer o pagamento dos salários”, desabafou o prefeito Rodolfo Mota.

Somente nesta terça-feira a AMS realizou o pagamento de quase R$140 mil. “Ainda restam mais meio milhão de reais para a gente poder pagar nos próximos dias. Reitero, mais de 760 mil reais de salários atrasados de médicos credenciados da UPA deixada pelo outro prefeito. O dinheiro está reservado, a contabilidade arrumada, as notas fiscais vão chegando da parte dos médicos, das empresas, e então vamos efetuando o pagamento”, explicou o prefeito Rodolfo Mota, destacando que o pagamento dos valores em atraso está sendo possível com suporte de recursos carreados para a Saúde de Apucarana pelo deputado Federal Felipe Francischini. “O deputado tem dado apoio a Apucarana, com envio de um aporte de valores para a Saúde, então estamos fazendo um remanejamento para possibilitar o pagamento desta pendência”, revelou o prefeito.

“Uma cidade de 140 mil habitantes, uma das mais importantes do Paraná, nunca poderia ter se sujeitado a uma vergonha desta”, diz prefeito

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Rodolfo Mota fez agradecimentos e também um desabafo. “Agradeço ao secretário Dr. Guilherme de Paula, servidores da tesouraria, contabilidade, controle interno, jurídico, a todos que se desdobraram nestes primeiros dias de mandato para solucionar essa situação que nunca deveria ter acontecido em Apucarana. “Uma cidade de 140 mil habitantes, uma das mais importantes do Paraná, nunca poderia ter se sujeitado a uma vergonha desta, de deixar os nossos médicos, que atendem plantões lá na UPA, três meses sem receber”, concluiu o prefeito Rodolfo Mota.

Ele celebrou a resolução do problema. “Vencemos mais um desafio, que é fazer esse resgate histórico dos pagamentos dos nossos médicos da UPA. Aliás, quero agradecer cada um desses médicos credenciados que, apesar da situação que enfrentaram nos últimos quatro meses, ficaram lá firmes socorrendo a população. Estive na UPA pelo menos três vezes nos últimos dias, passando de consultório em consultório, agradecendo os nossos médicos, nossa equipe da UPA e afirmando que essa é uma situação que Apucarana não vai viver mais”, finalizou o prefeito Rodolfo Mota.

Além do secretário da Saúde, Dr. Guilherme de Paula, também acompanharam o pronunciamento do prefeito os vereadores Guilherme Livoti e Gabriel Caldeira.

Professores e servidores da educação participam de formação continuada para o início do ano letivo de 2025

A Autarquia de Educação realizou, nesta terça-feira (4/2), a primeira formação continuada para os profissionais dos 24 CMEIs e das 36 Escolas da rede municipal de Apucarana. O evento teve início pela manhã, no Clube de Campo Água Azul, reunindo cerca de 1.600 servidores, entre diretores, coordenadores, professores, assistentes administrativos, assistentes de atendimento, auxiliares de serviços gerais e motoristas. Durante a manhã, os participantes assistiram à palestra intitulada “Criatividade, inovação e competência socioemocional na docência”, ministrada pela professora, psicóloga e empresária Dra. Fernanda Cassim. À tarde, as merendeiras também participaram de um encontro no Cine Teatro Fênix, no qual foram apresentadas as novas diretrizes do Programa Municipal de Alimentação Escolar.

O prefeito Rodolfo Mota esteve presente na abertura do evento, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Danylo Acioli, e dos vereadores Moisés Tavares, Adan Lenharo e Luiz Vilas Boas, além de secretários e superintendentes municipais.

Durante sua fala, o prefeito destacou: “Antes de ser prefeito, eu sou professor. Lecionar é uma paixão para mim. Nossa gestão tem apenas trinta dias, mas já avançamos consideravelmente na área da educação. Um dos principais avanços foi a implementação de um piso salarial municipal de R$ 2.100,00, o que representa um aumento real de cerca de R$ 500,00 no salário de muitos operários e auxiliares de serviços gerais, a partir deste mês de fevereiro.”

A secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo Donato, também se dirigiu ao público, compartilhando sua trajetória profissional. Ela afirmou que a nova gestão tem como pilares o diálogo e o acolhimento. “Sou professora há mais de trinta anos. Comecei minha carreira na Educação Infantil. Sinto um profundo respeito por todos os educadores e servidores que atuam no cotidiano das Escolas e CMEIs. Podem contar comigo, estarei sempre aberta ao diálogo e comprometida em cuidar de quem cuida,” disse.

Nesta quarta-feira (5/2), os 24 CMEIs e 36 Escolas da rede municipal abrirão suas portas para receber aproximadamente 12,6 mil estudantes, dando início ao ano letivo de 2025. O prefeito Rodolfo Mota também se manifestou sobre os desafios enfrentados pela nova gestão para garantir o funcionamento das unidades de ensino. “Os gestores anteriores não se preocuparam em adquirir os materiais escolares e uniformes que nossos alunos precisam para o começo do ano letivo. Nossa equipe trabalhou intensamente para licitar todos os itens em tempo recorde. A maior parte dos materiais já chegou e será distribuída aos estudantes no primeiro dia de aula. Os uniformes e mochilas podem demorar mais alguns dias, mas as famílias podem ficar tranquilas, pois todos serão entregues. Este ano, a camiseta do uniforme será de cor azul, atendendo a um pedido de muitas mães que sofrem ao lavar camisetas brancas. Afinal, criança saudável é aquela que brinca e se suja,” afirmou.

Agência do Trabalhador conquista novo mobiliário

A Agência do Trabalhador de Apucarana recebeu novas estações de trabalho e cadeiras de espera para atendimento (longarinas). O novo mobiliário foi intermediado pelo prefeito Rodolfo Mota junto ao secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes.

Os móveis atuais, relata Mota, datam do início da agência e possuem mais de 20 anos de uso. “Agradeço ao secretário Mauro Moraes por atender a esta demanda antiga da nossa agência. Móveis novos, que acabam de chegar e que combinam com o novo tempo que estamos iniciando em Apucarana, de acolhimento das pessoas e de construção do futuro”, pontuou o prefeito.

Através do convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda foram repassadas novas estações de trabalho compostas por 11 mesas e 11 cadeiras, além de 15 longarinas (cadeiras de espera) para um melhor atendimento dos trabalhadores que procuram a unidade. De acordo com Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, cada longarina tem cerca de 1,50 metro de comprimento e três assentos.

“Mais uma conquista do prefeito Rodolfo Mota no primeiro mês de seu mandato dentro da chamada “Agenda 100”, que é uma série de ações administrativas e operacionais nos 100 primeiros dias de governo”, comentou Leiroz, reforçando que o novo mobiliário irá contribuir para um melhor ambiente de trabalho para os servidores e de atendimento do trabalhador. “Esses móveis estavam à disposição do município desde o final do ano passado, mas o então gestor da pasta da Indústria, Comércio e Emprego não demonstrou interesse”, relatou Leiroz. “Repassei ao prefeito Rodolfo Mota que de imediato entrou em contato com o secretário de Estado, Mauro Moraes, e viabilizou o resgate do mobiliário através do Escritório Regional de Londrina”, revelou Leiroz.

Além de intermediação de mão-de-obra para o mercado de trabalho e oportunidades de estágio, a Agência do Trabalhador de Apucarana realiza cursos de qualificação profissional, preparação para entrevistas de emprego, Programa Jovem Aprendiz, seguro-desemprego, entre outros serviços de apoio ao trabalhador.

Serviço: Outras informações podem ser obtidas diretamente na agência, que fica localizada na Rua Renê Camargo de Azambuja, nº 705. O telefone de contato é 3422-4000 – ramal 575. Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.