Membro da Opera Romana Pellegrinaggi, localizada na Itália e que é a maior operadora de turismo do mundo, o padre Marcelo Mendez destaca a importância da acolhida e da criação de roteiros religiosos que agreguem valores espirituais. Mendez palestrou nesta terça-feira (4 de junho), durante o segundo dia do X Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável. O padre, que também trabalhou no Observatório Romano, principal jornal ligado ao Vaticano, nasceu em Salta, na Argentina, e é amigo pessoal do Papa Francisco. Marcelo Mendez falou sobre as Dimensões da Fé no Peregrino e no Turista, citando ao longo da palestra considerações sobre o Turismo Religioso feitas pelo Papa Francisco.

De acordo com o padre, várias ações devem ser desenvolvidas para que os visitantes tenham uma acolhida adequada. “Os governos devem direcionar mais recursos para a formação moral e humana das pessoas que trabalham com a atividade turística”, afirma. Segundo ele, a capacitação deve envolver, por exemplo, também a formação espiritual de gerentes de hotéis, guias turísticos e motoristas, entre outros trabalhadores do turismo.

Os agentes também devem estar preparados para, além de levar informações históricas, artísticas e culturais, identificar os propósitos religiosos dos visitantes. “A procura por lugares santos é um sinal do desejo de voltar para Deus e o acolhimento deve proporcionar a possibilidade das pessoas reconhecerem o significado do seu próprio caminho. É, muitas vezes, uma oportunidade única para conhecer a fé cristã”, avalia.

Outras ações que podem ser colocadas em prática nas comunidades são a indicação, nas paróquias, de uma pessoa com conhecimento sobre turismo religioso e que faça a ligação institucional com órgãos governamentais e não-governamentais. Além disso, conforme Mendez, é importante fomentar a criação de centros de informações turísticas e manter um diálogo permanente entre os atores do mundo do turismo.

Publicações Recomendadas