A Catedral Nossa Senhora de Lourdes abriu as portas na noite desta segunda-feira (28) para um concerto da Orquestra Filarmônica Unicesumar. A apresentação, que quase 1.000 pessoas estiveram presentes, também teve a participação de três solistas.
A Orquestra executa um programa de concertos diversificados, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Orquestra, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. Consta na história da Filarmônica centenas de apresentações realizadas não só no estado do Paraná, mas também em outros estados do país.
A OFUC foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pela Unicesumar – Centro Universitário Cesumar de Maringá, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.
A Filarmônica já gravou vários CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá, e alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC, um deles foi a gravação dos espetáculo “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba-PR, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”. Citamos, ainda, o cantor popular brasileiro Lenine, acompanhado pela Filarmônica em obras de sua vasta autoria.
Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta hoje com 65 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do DCA – Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar.