O bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori, realizou nesta quinta-feira (13/06) passagem pelo pátio de máquinas da prefeitura. A visita pastoral faz parte de um ritual da igreja católica que se repete a cada cinco anos junto às paróquias e comunidades da diocese, onde o bispo, legítimo sucessor dos apóstolos de Jesus Cristo, prepara-se para a viagem que faz ao Vaticano, também a cada cinco anos, tendo em vista encontro com o Santo Papa, Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, num gesto de comunhão e unidade com toda a Igreja de Jesus Cristo. “A Diocese de Apucarana abrange 36 municípios e 65 paróquias. Destes já visitei nove cidades e 30 paróquias”, informou Dom Celso. De acordo com seu cronograma, as visitas pastorais visando os preparativos para a visita ao Papa devem ser encerradas em 2015.

Recepcionado pelo secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves, que no ato representou o prefeito Beto Preto (PT), o religioso esteve acompanhado do Padre Pedro Odair Machado (Padre Pedrinho), da Paróquia Cristo Rei. “Onde há uma porta aberta a gente entra para deixar uma palavra de incentivo. Mantemos uma tradição da Igreja Católica desde os primórdios da igreja, contada através das passagens da Bíblica, onde os apóstolos – em especial Pedro e Paulo – logo após Pentecoste iam a todos os lugares para anunciar o Evangelho”, explicou o bispo de Apucarana. Ele detalhou que a missão do Papa é realizar visitas missionárias pelos países, o Bispo em suas paróquias diocesanas, os Padres junto às famílias evangelizadas de suas paróquias e os Ministros visitas paroquiais às famílias, em especial às fragilizadas por doenças.

Como mensagem aos operários, Dom Celso destacou o respeito pela crença individual de cada um. “Deus ama a todos vocês. Nunca deixem de ler a Palavra de Deus, participem das celebrações das missas, cultos. Não importa. Firmem-se na Fé em Jesus Cristo como o Salvador de nossas Vidas. Aos que estão afastados, peço que voltem a participar e a fazer parte da igreja”, disse.

Dom Celso salientou a importância da União. “Se nós não nos unirmos enquanto irmãos não vamos sobreviver. Precisamos de Comunidade. O Mundo quer de todo o jeito nos devorar como um Leão que ruge querendo nos destruir. O Mundo tenta nos distanciar da Família, da Religião, dos valores de Cristo. Por isto devemos ficar atentos para nos fortalecer e enfrentar o mal que tenta nos desviar da Verdade, da Justiça e do Amor de Deus. Se tirarmos Deus e a Fé da nossa vida, não sobra nada”, concluiu Dom Celso.

A abertura da prefeitura para receber as palavras do líder diocesano foram destacadas pelo padre Pedrinho. “Estamos percorrendo vários lugares e somos muito gratos pela acolhida. É uma graça receber a visita pastoral em nossa paróquia. Muito importante esta bênção aos operários que realizam grandes trabalhos pela cidade”, disse.

Em nome do prefeito Beto Preto e todo o operariado, o secretário Jaime Gonçalves agradeceu ao bispo. “Ficamos muito agradecidos por esta passagem. Desde que foi noticiada a vinda de Dom Celso todos aqui estavam bastante animados. Foi uma tarde bastante especial, a mensagem de incentivo certamente fez a todos nós refletirmos mais sobre a nossa missão na sociedade e a importância de estarmos cada vez mais próximos de Deus”, disse o gestor.

Segundo a Diocese de Apucarana, além de proporcionar ao pastor a oportunidade de estar em meio ao seu rebanho, a visita pastoral possibilita conhecer mais e melhor àqueles que pastoreia, ajudar a comunidade visitada a resolver eventuais dificuldades na área religiosa e/ou administrativa, corrigir e chamar a atenção se algo não estiver de acordo com as normas da Igreja universal e/ou diocesana, oportunizar o encontro entre Bispo, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e leigos que estão a serviço da paróquia e celebrar com seu povo, orando a Deus por ele.

Publicações Recomendadas