Além do acervo de obras para leitura e pesquisa, a Biblioteca Municipal Professora Olga Antunes Pedroso disponibiliza diversos cursos para a comunidade. As oficinas começaram a ser ofertadas em 2017 no espaço e o sucesso da iniciativa pode ser medido pela grande procura. Os cursos têm duração de dois meses e existe até fila de espera para as novas turmas.
Sob coordenação da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur), o calendário anual tem na grade 13 cursos. “As oficinas são ofertadas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde, em vários horários. A duração é de dois meses e assim que terminam novas turmas são formadas, registrando inclusive uma lista de espera”, frisa a professora Maria Agar Borba, secretária da Promatur.
Os cursos ofertados no espaço, localizado na Praça Semíramis Braga (Praça do 28), são de hardware, redação com foco no ENEM, raciocínio lógico, informática básica para adultos e pessoas da terceira idade, uso de celular, desenho e grafite, Libras (Língua Brasileira dos Sinais), origami, francês, italiano, espanhol, japonês e inglês.
Maria Agar destaca o ensino de idiomas, no qual um dos enfoques é o vocabulário de viagem. “O objetivo é oferecer o aprendizado para que as pessoas consigam se comunicar quando estiverem em viagem ao exterior, abordando o vocabulário utilizado em locais como aeroportos, hotéis e restaurantes”, explica Maria Agar.
As capacitações duram em média 60 dias, com direito a certificados, e as inscrições estão sempre abertas. “Os conteúdos são ministrados por professores voluntários, que dedicam com grande carinho um tempo para instruir a comunidade”, frisa a secretária da Promatur.
As oficinas integram o projeto de revitalização do espaço, colocado em prática na gestão do prefeito Beto Preto. “Além das melhorias no telhado que acabaram com o problema de goteiras, foram adquiridos dez computadores novos para pesquisas com acesso gratuito e livre a internet, dois aparelhos de ar-condicionado, adequações do mobiliário, grades de segurança e sistema de alarme”, cita Maria Agar.
O acervo da biblioteca é de cerca de 20 mil obras, que é renovado periodicamente. “Nesta gestão, estão todas sendo registradas pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), no programa BibLivre. Cada livro, material bibliográfico devidamente etiquetado e preparado para esta finalidade”, frisa a professora, acrescentando que todo esse trabalho rendeu o prêmio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas pelo Brasil, promovido pela Organização Social RECODE, que é financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
CURSOS E HORÁRIOS
Segunda-feira
Hardware – 9 às 10 hora
Redação – 14 às 15h30
Raciocínio lógico – 15h30 às 17 horas
Terça-feira
Informática 1 – 9 às 11 horas
Informática 2 – 14 às 16 horas
Desenho e grafite – 16 às 17 horas
Quarta-feira
Libras – 9 às 9 horas
Origami – 9 às 11 horas
Francês – 14 às 15 horas
Italiano – 16 às 17 horas
Uso de celular – 9 às 12 horas
Quinta-feira
Informática 2 – 14 às 16 horas
Espanhol 2 – 16 às 17 horas
Sexta-feira
Informática 1 – 9 ás 11 horas
Japonês – 14 às 15 horas
Espanhol 1 – 15 às 16 horas
Inglês – 16 às 17 horas