Representantes de 12 municípios participaram nesta quinta-feira (05/10) de uma capacitação sobre Elaboração de Projetos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo da oficina, realizada nas dependências do Sesc,  é facilitar a captação de recursos, identificando as características das fontes de financiamento e tendo como foco o desenvolvimento sustentável.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, esteve no local acompanhado do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac). “Todos os gestores devem colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como uma das prioridades, fazendo incluir essa pauta inclusive no Plano Plurianual (PPA)”, defende.
Beto Preto afirma que os ODS norteiam a administração municipal e a Prefeitura de Apucarana vem recebendo certificações pelo trabalho realizado. “No próximo dia 17, Apucarana vai receber seis selos do Prêmio Sesi ODS, durante congresso que vai acontecer em Curitiba. São ações desenvolvidas pela Autarquia Municipal de Educação, Autarquia Municipal de Saúde, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Grupo Conviver, Patronato Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura”, cita Beto Preto.
O ODS é um desdobramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Os ODMs foram criados para o ciclo 2000/2015, quando foi definida uma nova agenda até 2030, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aumentando o número de ações de 8 principais para 17.
A capacitação é uma promoção do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Núcleo Nós podemos Apucarana e Vale do Ivaí. “Nosso objetivo é mostrar a importância de, não apenas as prefeituras mas toda a sociedade, de fazer políticas públicas e de ter bons projetos para acessar recursos”, frisa Rosane Fontoura, administradora com especialização em projetos, responsável pela capacitação.
Conforme a vereadora Márcia Sousa, coordenadora regional do ODS, a capacitação é uma necessidade apontada pelas próprias prefeituras e entidades sociais. “Muitos prêmios e recursos existem, mas para poder acessá-los é necessário ter um bom projeto elaborado. Diante desta necessidades que foi apontada, foi aberta essa oportunidade  para Apucarana e também para técnicos da área do Território Vale do Ivaí”, completa Márcia.