A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) está investindo na ampliação do acervo da Biblioteca Municipal Professora Olga Antunes Pedroso, localizada na Praça Semiramis Braga (Praça do Clube 28 de Janeiro). Nos últimos meses, 81 novos livros foram adquiridos. “São obras de diversas áreas do conhecimento, literatura para o vestibular da UEL, UEM e outras instituições, títulos que falam de teatro, música, romance e trilogias atuais para o público jovem e adolescente, obras infanto-juvenis recém lançadas que o nosso público têm grande interesse, como por exemplo, “Diário de um banana”, e claro obras clássicas muito procuradas”, informa professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur.
O acervo da biblioteca é de cerca de 20 mil obras. “Nesta gestão, estão todas sendo registradas pela Classificação Decimal de Dewey (CDD), no programa BibLivre. Cada livro, material bibliográfico devidamente etiquetado e preparado para esta finalidade. Em breve, todo o cadastro de leitores, empréstimo e devolução de livros será feito de forma informatizada, como acontece nas mais modernas bibliotecas do mundo, mediante leitores de código de barras”, destaca a secretária.
Moradora do Jardim Aviação, dona Maria Ferreira de Paula descobriu um novo mundo na biblioteca municipal. “Vim até aqui por indicação de minha filha, que falou da oficina que ensinava a mexer nesses celulares modernos e acabei descobrindo muitas outras coisas maravilhosas através dos livros e revistas que leio. Achei que já tinha aprendido, mas aqui descobri que tenho muito a aprender ainda”, contou a aposentada, que também se inscreveu no curso de Raciocínio Lógico, oferecido gratuitamente pela Promatur. “Recomendo os serviços da biblioteca para todos, especialmente para pessoas como eu, que já estão na terceira idade. Aqui a gente ocupa a cabeça com muita informação e atividade sadia”, disse dona Maria.
Na sala de obras infanto-juvenis, o estudante Matheus Santiago Leandro, de 15 anos, conta que tem na biblioteca municipal o seu refúgio intelectual. “Estou aqui praticamente todos os dias da semana. É um local que gosto muito e onde tenho acesso a diversos livros”, explicou o jovem enquanto lia o mais novo exemplar do “Diário de um banana”, que é uma série de livros do gênero infanto-juvenil, comédia, aventura e romance escrito pelo cartunista norte-americano Jeff Kinney.
Aberta ao público todos os dias da semana, a biblioteca conta com visitas guiadas de alunos das redes municipal e estadual para conhecimento do local, disponibiliza diversos computadores conectados à internet para uso da comunidade (pesquisas) e como ferramenta para a melhoria das oficinas oferecidas gratuitamente. “Além disso, temos o projeto “Hora do Conto”, em parceria com o curso de magistério do Colégio Estadual Nilo Cairo e Autarquia Municipal de Educação (AME), na área teatral e contação de histórias. Realizado nos segundos semestres de cada ano, beneficia alunos do segundo ano da rede municipal”, informa professora Maria Agar, salientando que também no ambiente da biblioteca municipal são executadas restauração de livros e exposição de obras para os leitores.
Oficinas gratuitas capacitam em diversas áreas
Além da propagação da cultura e conhecimento através do acervo de livros, revistas e jornais, a administração municipal agregou novas atividades à Biblioteca Municipal Professora Olga Antunes Pedroso. “Com grande apoio do prefeito Beto Preto, hoje realizamos oficinas gratuitas para a população. Os conteúdos são ministrados por professores voluntários, que dedicam com grande carinho um tempo para instruir a comunidade”, frisa professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur.
As capacitações duram em média 60 dias, com direito a certificados, e as inscrições estão sempre abertas. Entre as oficinas oferecidas estão: Informática Básica para adultos e pessoas de terceira idade; vocabulário de viagem em seis idiomas: Japonês, Espanhol, Inglês, Francês, Ucraniano, Italiano; curso de Origami; Hardware e Formatação de computadores; redação com foco no ENEM; Libras (Língua Brasileira dos Sinais); e oficina de uso de celular.
Para o empréstimo de livros na biblioteca é necessário cadastramento. “A pessoa deve comparecer munida de duas fotos no formato 3×4, comprovante de endereço e documento pessoal com foto”, orienta Inês Roberto, bibliotecária municipal. Ela conta que anualmente o espaço cadastra uma média de 400 novos leitores. “O número sempre aumenta próximo aos vestibulares, quando muitos alunos nos procuram para o empréstimo de obras exigidas pelas universidades em suas provas”, explica Inês. Para o uso dos computadores, não há necessidade de carteirinha. “A pessoa vai apenas preencher seus dados em uma ficha, podendo usar a máquina para pesquisa durante uma hora”, esclarece a bibliotecária. O telefone de contato para mais informações é o 3425-2823. A Biblioteca Municipal Professora Olga Antunes Pedroso fica na Praça Semiramis Braga (Praça do Clube 28).