Um mês atrás moradores de trechos das ruasAndré Celso Spack, Nelson de Souza e Angelo Mantovani, no Residencial Sanches dos Santos ainda conviviam com a poeira e o barro. Agora, além do asfalto, eles trabalham em mutirão para a construção de calçadas no bairro. A adesão dos moradores foi boa e em duas ou três semanas, todas as casas da região passarão a dispor de calçadas.

Click nos links de áudio acima

Eduardo da Rocha, presidente da Associação dos Moradores do Sanches dos Santos, com uma pá nas mãos era é um dos mais animados, no mutirão de construção das calçadas. “Já tem um bom número de pessoas trabalhando na obra e espero que à tarde a adesão seja ainda maior”, comemorou Rocha.

A iniciativa da Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, é um projeto piloto do “Calçada Solidária”. Com o programa, o prefeito pretende levar calçadas para outros bairros da cidade. “A prefeitura coloca técnicos, veículos e máquinas à disposição, doa as pedras e o concreto e espera obter a parceria dos moradores com a mão de obra”, explica Beto Preto.

O prefeito pondera que a cidade tem um relevo muito acidentado e a falta de calçadas, em diversos bairros, prejudica as pessoas. “Precisamos trabalhar mais alternativas de acessibilidade e mobilidade urbana, visando favorecer principalmente idosos, crianças, gestantes e portadores de deficiência”, avalia.

Durante a semana, operários da prefeitura trabalharam no nivelamento das calçadas e marcações (taliscas), para a posterior aplicação do concreto. “Esperamos contar com a adesão de muitas famílias do Sanches dos Santos para a construção das calçadas nas ruas André Celso Spack, Nelson de Souza e Angelo Mantovani e em outras ruas aonde o asfalto deve chegar nos próximos meses”, assinala Beto Preto.

O vice-prefeito Junior da Femac, acompanhado do superintendente de relações com a comunidade, Laércio de Morais, acompanhou ontem o mutirão do “calçada solidária” e se manifestou contente com o que viu. “Felizmente, os moradores do Sanches dos Sanches aderiram ao programa e o bairro vai ficar melhor para todos”, avaliou.

O trabalhador Fernando Aparecido das Dores, residente no Núcleo Habitacional das Indústrias, se uniu ontem aos moradores do Sanches dos Santos. “Moro aqui perto e resolvi ajudar na construção das calçadas, acho que a ideia lançada pela prefeitura é muito boa”, afirmou.

José Faria, é outro que se juntou ao mutirão. “Cada família daqui terá uma boa economia com essa parceria feita com a prefeitura. O asfalto já chegou e agora todos têm a oportunidade de ter também a calçada em frente da sua casa”, comentou Faria.

Segundo o superintendente da Secretaria de Obras, Helligton Martins, a estimativa de gasto para a construção de calçadas (um metro de largura) em uma quadra é de aproximadamente R$ 8 mil, com pedras, madeiras para nivelamento e uma camada de concreto de 3 centímetros de espessura. “A prefeitura também colocou à disposição dos moradores um mestre de obras, alguns operários, dois caminhões e uma bob-cat.

Publicações Recomendadas