A Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, fez nesta segunda-feira (13/02) o repasse de R$ 1.628.454,12 para entidades sociais. O valor será repassado em 12 parcelas e atenderá 14 instituições que tiveram o plano de trabalho aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. O montante é 7% maior ao valor repassado no ano passado.
O prefeito Junior da Femac afirma que, em 2013 quando Beto Preto assumiu a Prefeitura, o Município iniciou um trabalho de valorização das entidades. “O valor repassado foi aumentando progressivamente até que, em 2019, conseguimos dar um salto conseguindo praticamente dobrar o valor. Agora, para 2023, o montante é 7% maior atingindo a casa do R$ 1,6 milhão. Gostaríamos de dar mais, mas os municípios sofreram com a queda de arrecadação e estamos fazendo um planejamento para que nos próximos anos o repasse seja ainda mais significativo”, frisa Junior da Femac.
Paulo Vital destaca que as entidades realizam um trabalho voluntário, tendo que muitas vezes recorrer a campanhas para poder manter o atendimento. “Vamos aumentar cada vez mais o valor dos recursos para que as entidades não precisem mais recorrer a campanhas. Queremos acabar com isso, repassando os recursos necessários para que as entidades possam desenvolver o trabalho com tranquilidade ”, pontua Vital.
A secretária municipal de Assistência Social, Jossuela Martins Pirelli, valorizou o trabalho das pessoas que presidem as entidades e também da equipe técnica que conduz as atividades. “O trabalho é rico, envolve o acolhimento das famílias, a doação de tempo e de aptidões. Não tem preço o que as entidades fazem pelos jovens, idosos e pessoas com deficiência, além dos serviços que prestam de convivência e de fortalecimento de vínculos, na área de medidas socioeducativas dando oportunidade para as pessoas redimirem o erro e também no atendimento a pessoas em situação de rua”, ressalta Jossuela.
Durante o evento de repasse das subvenções sociais, realizado no salão nobre da Prefeitura, os representantes das entidades beneficiadas tiveram a oportunidade de fazer um breve relato das ações desenvolvidas. O presidente da Apae de Apucarana, Luis Fernando Frias, afirma que a entidade atende atualmente 460 pessoas. “Vamos completar neste ano 55 anos de existência e nós atuamos no atendimento de pessoas com deficiência múltipla e intelectual. O atendimento ocorre em três frentes, nas as áreas de saúde, educação e assistência social”, resume Frias.
César Farinácio, presidente do Lar São Vicente de Paulo, relata que a entidade atende 93 idosos e há atualmente uma lista de espera que aumentou após a pandemia. “Atendemos idosos em situação de vulnerabilidade e carentes. Temos ao todo quarenta funcionários e prestamos serviços nas áreas de assistência social, fisioterapia, psicologia e psiquiatria”, cita Farinácio.
O evento contou ainda com a presença do vereador Tiago Cordeiro, vice-presidente do Legislativo. Para que a subvenção possa ser repassada, o projeto de lei precisa ser apreciado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Também estiveram presentes a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliana Rocha e o vice-presidente do conselho, David Brito.
ENTIDADES ATENDIDAS COM A SUBVENÇÃO SOCIAL
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE Apucarana)
– Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap)
– Associação Karatê Vida
– Centro de Apoio Social ao Adolescente (C.A.S.A.)
– Centro para o Resgate à Vida Esperança (Cepes)
– Centro de Integração e Capacitação de Crianças, Adolescentes e Adultos Allan Kardec (Ciccak)
– Comando Anderson de Defesa do Cidadão (Comander)
– Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca)
– Apoio e Qualificação Profissional (Fachisa)
– Hospital Nossa Senhora das Graças/Providência
– Lar São Vicente de Paulo de Apucarana
– Resgate Life
– Promoção Humana da Catedral Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana
– Cáritas Diocesana de Apucarana