O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), de Apucarana, está desenvolvendo o Programa Minha Escola Tem Ação (META), que começou no dia 10 de novembro e se estenderá até o dia 4 de dezembro. Neste período, várias ações pedagógicas são desenvolvidas, como oficinas, exposições, palestras, jogos, danças, visitações e poesia. Diversas secretarias municipais são parceiras da iniciativa, que apresenta à comunidade atividades desenvolvidas pelos alunos.
Nesta terça-feira (17/11), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve na sede do CEEBJA para participar da Oficina A História do Café. “A Secretaria forneceu mudas de café e também frutíferas que são cultivadas no município através do Programa Terra Forte. Estamos mostrando aos alunos e à comunidade as novas tecnologias de cultivo do café, bem como as iniciativas de diversificação da propriedade”, afirma José Luiz Porto, superintendente municipal de Agricultura.
De acordo com o professor Jorge Marques, diretor do CEEBJA, a Oficina História do Café tem expostos utensílios antigos utilizados no processo de produção, como peneira, rastelo, pilão, moinho de café e, modernos, como uma máquina de café expresso. “A cultura do café é um conteúdo passado nas aulas de geografia e a oficina, assim como as demais, tem o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem”, explica Marques, lembrando que os visitantes podem também assistir um vídeo com informações históricas enquanto saboreiam um cafezinho.
Além da área de agricultura, outros setores da Prefeitura de Apucarana são parceiros do programa, como a Autarquia Municipal de Educação, a Autarquia Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As outras oficinas que fazem parte do programa são as de salão de beleza/extração de corantes, pesos e medidas: frango desossado, T-shirt day (dia da camiseta), observação de células microscópicas, desafios matemáticos e exposição de enfeites natalinos.
O CEEBJA tem cerca de 1.500 alunos e as atividades do Programa Meta ocorrem na sede da instituição, localizada na Avenida Curitiba, e em 13 unidades descentralizadas (11 escolas municipais e 2 estaduais). “A programação prossegue até o dia 4 de dezembro. O Programa Meta é proposto pela Secretaria de Estado da Educação e Núcleo de Educação de Apucarana, buscando apresentar atividades que resultem na melhoria da qualidade do ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos”, finaliza o diretor do CEEBJA.