Um encontro de integração e planejamento reuniu ontem (16) integrantes da Rede de Mulheres Solidárias na Associação dos Bancários de Apucarana. O encontro também foi marcado ela entrega de certificados da 17ª turma da Rede de Mulheres Solidárias que hoje já conta com 360 participantes.
O evento teve a participação da secretária da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF), Denise Machado; da supervisora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton), e do representante empresa Colmeia Projetos Sociais, consultora do projeto.
Bete Berton explica que o encontro, apesar de ser aberto a todas, teve a participação principalmente das articuladoras dos diferentes ramos de empreendimentos da rede. “Cerca de 50 representantes das mulheres solidárias da gastronomia, artesanato, artes manuais, animação de festas infantis, entre outros ramos, participaram deste momento. Além de promover a integração das mulheres de diferentes empreendimentos, foram promovidas discussões para traçar estratégias para o projeto”, informa Bete Berton.
A secretária da Mulher, Denise Machado, planeja promover esse tipo de encontros com mais frequência para, de forma participativa, discutir os rumos da Rede de Mulheres Solidárias. Em três anos de existência, o projeto superou a expectativa de adesão e no final do ano passado foi vencedor geral da 4ª edição Prêmio Gestor Público do Paraná.
O QUE É O PROJETO 
Com os trabalhos iniciados há três anos, o Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana é desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda. Até o momento, a Rede de Mulheres Solidárias conta 360 mulheres capacitadas. A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Além de participação em eventos municipais, a rede possui duas unidades públicas de comercialização. A Unidade I (Espaço Mulher) fica localizada na Rua Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó. Interessadas em integrar a rede de mulheres solidárias devem telefonar para o número 3122-0457.
 

Publicações Recomendadas