Até o final do ano, o Parque Jaboti ganhará cerca de mil mudas de frutíferas. O primeiro lote é de cerejas silvestres e foi plantado nesta quinta-feira (12/01) pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura. Além de destinada ao consumo humano, a iniciativa busca promover o equilíbrio do ecossistema, servindo de alimento para animais, aves e peixes.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, fez o plantio simbólico de uma muda, dando início às atividades. “Um dos objetivos também é transformar ainda mais a paisagem do nosso principal cartão postal. Temos que ter áreas verdes e, se possível, com frutas também. Não em locais inadequados, mas em nossos parques, onde as famílias que freqüentam esses espaços podem desfrutar”, frisa.
Beto Preto afirma que foram plantadas nesta quinta-feira 100 mudas de cereja silvestre e outras 200 já estão sendo preparadas pela Secretaria Municipal de Agricultura. “É um trabalho a longo prazo. Não será nesta gestão que poderemos ver essas árvores mais fortes e frondosas, mas o Parque Jaboti atravessa o mandato dos prefeitos. É um presente para todas as gerações, por isso temos que cuidar dele com respeito e carinho todos os dias”, reitera.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, até o final do ano deverão ser ainda plantados pitanga, amora e araçá, totalizando mil mudas. “As mudas de cereja foram produzidas no Viveiro Municipal e estão já na altura de adaptação, com 85 centímetros. As frutas vão atrair mais aves, dando mais vida e enriquecendo ainda mais o parque”, avalia Porto.
As mudas foram plantadas a dois metros de distância do lago, garantindo umidade e o sombreamento necessários ao desenvolvimento. “Com o tempo, poderão ser saboreadas pelos visitantes e também propiciarão alimento para animais como capivaras, garças e outras aves. As que caírem, devido à proximidade com lago, também servirão de alimento para os peixes”, projeta o secretário municipal de Agricultura.