A Agência do Trabalhador divulgou o resultado do Dia D de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Promovido na última sexta-feira em todo o País, a mobilização atraiu 43 interessados em Apucarana. Deste contingente, 9 PCDs já foram inseridos no mercado de trabalho.
Conforme Rodrigo Lievore, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, esse número tende a subir. “Com o banco de dados que criamos, os números devem aumentar, pois outras empresas ainda abrirão vagas”, afirma Lievore, acrescentando que o prefeito de Apucarana, Beto Preto, vem solicitando prioridade na inclusão destas pessoas no mercado de trabalho.
Para se ter uma ideia do que significou a mobilização, a procura de um dia representou mais do que a de um ano inteiro. “Todas as pessoas que foram até a agência participaram de entrevistas, deixaram o currículo e passam a integrar o nosso banco de dados. O Dia D foi realizado com muito êxito, tendo um movimento muito superior aos anos anteriores”, avalia.
Como resultado da mobilização, foram colocados no mercado de trabalho portadores de deficiência física, auditiva, visual e mental. Os nove PCDs conseguiram uma vaga de trabalho em empresas que participaram do Dia D (Andrade Gutierrez, Paranatex, Hospital da Providência e Super Muffato).
A ação teve como objetivo reunir em um mesmo espaço empresas e candidatos, buscando cumprir o que determina o Artigo 93 da Lei nº 8.213/91. A legislação estabelece que as empresas que tenham em seu quadro funcional 100 ou mais pessoas devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados (INSS) ou Pessoas com Deficiência (PCD), em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.
O Dia D realizado na Agência do Trabalhador de Apucarana é promovido pelo Ministério do Trabalho, em parceria com estados e municípios, através das agências do trabalhador.