Com a meta de vacinar 38.857 pessoas no município, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) comunica que a Vacinação Contra a Gripe começa na próxima segunda-feira. Além das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacinação, a imunização também será disponibilizada na Escola da Gestante para mulheres grávidas e puérperas.
O período oficial da Campanha Nacional Contra a Gripe acontece entre dia 23 de abril e 1º de junho, enquanto o Dia D de mobilização nacional em 12 de maio. “A campanha se estende por 40 dias, mas a recomendação é que a população alvo busque essa importante proteção o quanto antes. Reforçamos essa orientação devido ao fato da vacina contra a gripe levar de 15 a 30 dias para proteger o organismo”, observa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
A vacina de 2018 contém três tipos de cepas: H1N1 e H3N2 (ambas do vírus influenza A) e PHUKET (similar ao vírus influenza B). O público-alvo prioritário da campanha contra a Influenza é o mesmo das campanhas anteriores, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias pós-parto); idosos a partir de 60 anos; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio-educativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados; professores ativos de escolas públicas e privadas (ensino infantil, fundamental, médio e ensino superior).
Também são imunizadas pessoas de 5 a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais, para as quais mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. Quanto aos professores será necessário apresentar uma declaração com carimbo e assinada pelo diretor do estabelecimento de ensino. “A escola poderá solicitar a declaração no setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde. Mais informações pelo telefone 3162-3031”, informa o coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva.
Locais de vacinação
Durante a campanha, a vacina contra a gripe estará disponível de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas cinco não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. Neste ano, a UBS Rodrigo Yoshi, na Vila Apucaraninha, também entra na lista das unidades de saúde que vai vacinar contra a gripe. São 23 no total.
“A rede de unidades básicas de saúde de Apucarana está preparada para atender a população em mais um ano desta importante mobilização nacional de prevenção contra a gripe. Não mediremos esforços para atingir a cobertura vacinal de cada grupo prioritário o quanto antes. Procurem os postos de vacina a partir de segunda-feira e vamos fazer desta campanha um sucesso”, conclama o prefeito Beto Preto.
META DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM APUCARANA – 38.857 pessoas
IDOSOS: 15.227
CRIANÇAS: 7.299
GESTANTES: 1.273
PUÉRPERAS: 209
PROFESSORES: 1.619
TRABALHADORES DA SAÚDE: 1.983
PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: 11.247