A Prefeitura de Apucarana já depositou na conta dos 3.372 servidores a primeira parcela do 13º salário. O recurso injetará quase R$ 5 milhões na economia local. Além de ser aguardado com expectativa pelo comércio, o salário extra já faz parte do planejamento familiar do funcionalismo, que sabe que sempre pode contar com o recurso nesta época do ano.
O anúncio da liberação foi feito na manhã desta sexta-feira (12/07) pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, que estava acompanhado pelos secretários municipais de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, e da Fazenda, Sueli Pereira.
Os recursos – no valor total de R$ 4.956.043,07 – beneficiam todos os servidores municipais, abrangendo funcionários da Prefeitura, da Autarquia Municipal de Educação, Autarquia Municipal de Saúde e do Idepplan.
Junior da Femac afirma que a liberação segue o compromisso da gestão Beto Preto. “Esse compromisso é honrado desde 2013 e os recursos ajudarão os servidores públicos nas suas despesas, consistindo num reforço para o planejamento do ano que o servidor costuma fazer”, ressalta.
O prefeito lembra que, desde 2013, já foram liberadas 84 folhas salariais rigorosamente em dia, inclusive os encargos trabalhistas. “A valorização do nosso servidor ocorre desta maneira: pagando em dia o salário bem como os direitos trabalhistas e concedendo aumento real dos salários todos os anos, além da concessão de avanços funcionais e das licenças-prêmio sem que o servidor precise ingressar na Justiça para ter esse direito atendido”, frisa.
Junior da Femac considera que folha salarial é uma obrigação da administração, mas lembra que o servidor já conviveu em gestões anteriores com salários atrasados e com o não-cumprimento de direitos trabalhistas. “Em 2012, ainda durante o período eleitoral, eu e o Beto Preto fomos bastante acatados. Fizeram um terrorismo dizendo que a nossa gestão iria atrasar salários. Hoje podemos demonstrar com atitudes que tudo aquilo era mentiroso”, recorda.
O secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, destaca a austeridade implantada na gestão Beto Preto e que tem prosseguimento agora. “Os servidores são nossos colaboradores neste sentido, ajudando a economizar e zelar pelo patrimônio público. Esse cuidado vai desde a questão da luz, do uso racional do papel e na manutenção correta dos veículos. Tudo isso para que sobrem recursos para a realização de obras e para melhorar a qualidade da prestação de serviços”, reitera.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, afirma que o comércio sempre aguarda com expectativa pela liberação do 13º do funcionalismo municipal. “No mês de julho não há uma data comemorativa especial para incrementar as vendas e esses recursos vêm em boa hora. É uma época importante para o comércio, especialmente poreque o montante liberado é distribuído para um número expressivo de funcionários”, avalia.
O auxiliar administrativo Adriano de Lima Batista, que há cinco anos é servidor efetivo, afirma que o 13º já faz parte do planejamento anual. “É uma segurança que temos, pois é um dinheiro garantido, que incluímos no nosso planejamento pois sabemos que todos os anos é liberado em dia”, assinala.
De acordo com a secretária da Fazenda, Sueli Pereira, a primeira parcela representa 50% do salário extra, sendo os valores repassados integralmente, ou seja, sem os descontos referentes ao Imposto de Renda (IR) e INSS. Já a segunda parcela deverá ser liberada em meados de dezembro.
.