O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) realizou nesta quarta-feira (25\08) solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. Além do compromisso à bandeira nacional feito por aqueles que ingressaram no serviço militar obrigatório em março deste ano, houve ainda a entrega de diplomas a militares que se destacaram no período de instrução e a entrega de medalhas a membros do efetivo por bons serviços prestados.
A cerimônia foi presidida pelo tenente-coronel Flábio Meireles Machado, comandante do 30o BIMec, e contou com a presença do prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e de Franciley Preto Godoi (Poim), presidente do Legislativo, que esteve acompanhado do vereador Marcos da Vila Reis.
Também estiveram presentes o tenente-coronel Marcos José Facio, comandante do 10o Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo Thereza, comandante do Corpo de Bombeiros, Alessandro Pereira Carletti, comandante da Guarda Civil Municipal, do juiz Oswaldo Soares Neto, diretor do fórum de Apucarana, de Daniel Augusto Cerizza Pinheiro, procurador regional do Estado, e de Oezir Marcelo Kantor, colaborador emérito do Exército.
O prefeito Junior da Femac destaca que centenas de apucaranenses serviram o Exército no 30º BIMec, que faz parte da história da cidade. “Muitos apucaranenses serviram ou possuem parentes, tendo muitas histórias para contar relacionadas a esta valiosa organização militar. Este ato alusivo ao Dia do Soldado é uma homenagem não apenas aqueles que seguiram a carreira, mas também para aqueles que um dia tiveram essa inesquecível experiência”, pontua Junior da Femac.
O comandante do 30o BIMec, Flábio Meireles Machado, afirma que a cerimônia seguiu os protocolos de enfrentamento da pandemia do coronarírus e, como a presença de público ficou restrita a alguns convidados, o ato foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. “O batalhão tem cerca de 600 militares, dos quais cerca de 200 que foram incorporados neste ano fizeram o juramento nesta cerimônia”, informa o comandante.
Além do desfile da tropa, a cerimônia teve ainda a entrega de diplomas aos soldados que se destacaram durante a fase de treinamento como praça mais distinta da organização militar, soldado de melhor aptidão física e soldado melhor atirador combatente. Também receberam medalhas por tempo de serviço e por bons serviços prestados militares efetivos. Além disso, a esposa de um dos militares foi agraciada com uma medalha por ter “morado em regiões inóspitas e contribuído para o desempenho da missão do Exército Brasileiro”.
DIA DO SOLDADO – A data é tradicionalmente comemorada no dia 25 de agosto e tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro. Foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), patrono do Exército Brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803.
Denominado de “O Pacificador do Império”, Duque de Caxias esteve presente em muitos conflitos em diferentes regiões do Brasil, atuando na pacificação de várias revoltas. Por sua liderança e competência, foi agraciado com o título de Duque de Caxias, em março de 1869.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). O serviço militar proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.