O prefeito Junior da Femac emitiu nota de pesar lamentando a morte do agricultor e pioneiro de Apucarana, Pasquale Facchiano, aos 80 anos. Pasquale veio da Itália para o Brasil ainda jovem e se fixou em Apucarana, onde se dedicou junto com a família ao cultivo de café.
O prefeito Junior da Femac lembra que Pasquale veio de navio da Itália, em 1956, e desembarcou no Porto de Santos. “Trabalhou por pouco mais de dois anos na Fazenda Floresta, na região de Aricanduva, depois montou uma lenhadora e vendia a lenha de carrocinha na região da Vila Feliz”, recorda Junior da Femac.
Logo em seguida, Pasquale Facchiano comprou uma pequena propriedade na região do Bilote, onde se dedicou ao cultivo do café. “Foi lá que ele conheceu a sua esposa, a senhora Maria de Lourdes Mazini Facchiano. Além do vereador Luciano Facchiano, o casal teve ainda outros três filhos: João, Nalva e Joceli. Que Deus possa confortar a família e amigos neste momento difícil”, manifesta Junior da Femac.
Conforme familiares, Pasquale Facchiano lutava contra um câncer há algum tempo, mas não resistiu às complicações. “Ele deixou à nossa família como principal legado a educação e o respeito com as pessoas. Ele só nos ensinou coisas boas. Sempre muito honesto e correto com tudo. Estamos com o coração tranqüilo, pois sempre seguimos os seus ensinamentos”, manifesta o filho e vereador, Luciano Facchiano.
O corpo será velado na Capela Central de Apucarana a partir das 11 horas desta terça-feira (26). O sepultamento está marcado para às 10 horas desta quarta-feira (27), no Cemitério Municipal Cristo Rei.