Importante fonte de receita, Apucarana começa a receber nesta sexta-feira (10/03) o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2023. O pagamento, tanto para a modalidade à vista quanto para o parcelamento, pode ser feito de forma tradicional, nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil (BB), ou via PIX através do QR Code que vem impresso no carnê.

Neste ano foram gerados 62.306 carnês do tributo. “É um imposto cuja arrecadação entra integralmente na conta da prefeitura e que retorna à população em forma de obras e políticas públicas em todas as áreas: educação, saúde, esporte, profissionalização, infraestrutura urbana e rural”, pontua o prefeito, citando como exemplos da aplicação do imposto a manutenção e conservação de ruas, praças e parques, iluminação pública, contrapartida municipal em convênios, construção de unidades básicas de saúde, reforma e ampliação de escolas e CMEI’s, entre outras ações em prol da coletividade.

A secretária da Fazenda, Sueli Pereira, lembra que os carnês foram enviados aos domicílios dos contribuintes através do correio. “Muitas vezes acontece da pessoa mudar de endereço e não atualizar o cadastro na prefeitura, então, caso o contribuinte não tenha recebido o documento, é muito simples, basta acessar a internet e gerar uma segunda-via pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico www.apucarana.pr.gov.br”, orienta Sueli Pereira, secretária da Fazenda.

O IPTU é pago por donos de imóveis, edificados ou não, dentro do perímetro urbano. Seguindo a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal e mediante aprovação da Câmara de Vereadores, para este ano o imposto em Apucarana sofreu atualização monetária de 5,97%, referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), acumulado entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.

Publicações Recomendadas