Uma atividade levada a moradores da zona rural dos distritos de São Pedro do Taquara e Correia de Freitas trouxe um resultado preocupante: é alto o número de casos de hipertensão e diabetes, inclusive entre crianças. Denominada de Saúde em Ação, a atividade foi coordenada pela enfermeira Elisângela Volante, da UBS Mário Verussa, de Correia de Freitas, com a participação de integrantes do Núcleo de Apoio Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família; e acompanhada pelo clínico geral Paulo Maistro. Além da coleta de material nos testes rápidos de glicemia e medição de pressão arterial, os pacientes participaram de café da manhã, bingo e brincadeiras para as crianças. Também foi realizada atividade física e palestra sobre educação alimentar.
De acordo com Elisângela Volante, o resultado do “Saúde em Ação” foi bastante positivo e indica a necessidade de uma atenção mais intensa junto aos pacientes dos dois distritos rurais. “O que se verificou, durante os atendimentos, foi que muitas pessoas desconheciam serem hipertensas ou diabéticas, inclusive crianças, requerendo uma atenção especial a estes pacientes”, relata a enfermeira. Ela apresentou os resultados ao médico Paulo Maistro e a partir de agora um plano de ação será elaborado, para ampliar a avaliação de cada paciente.
Em um primeiro momento, será determinada a realização de exames laboratoriais, com vistas a um diagnóstico mais preciso sobre o estado de saúde dos consultados durante a atividade. “Estes pacientes, que apresentaram os quadros de hipertensão e diabetes, serão avaliados com maior rigor, para que se possa definir o tratamento especifico, com vistas ao controle das doenças”, explica a enfermeira.
O Saúde em Ação, conforme ficou definido pela direção da UBS e coordenação do Estratégia de Saúde da Família da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, será realizado uma vez por mês nos distritos do Correia de Freitas e São Pedro do Taquara. Haverá, a partir das avaliações dos resultados alcançados na primeira atividade, a necessidade da ampliação dos atendimentos. Já se estuda a possibilidade da participação de integrantes da residência multiprofissional e de outros setores da Autarquia Municipal de Saúde.