A ação de vândalos e ladrões junto às escolas e centros municipais infantis terá a partir de agora um combate mais firme por parte da prefeitura. O anúncio foi feito na tarde de ontem (quinta-feira – 17/01) pelo diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), após reunião com o comandante interino da GMA, Ataíde Pantaleão, e com o chefe dos vigias municipais, Antônio Batista Silvério (Tonhão).
“Foi um encontro de troca de informações bastante produtivo, onde descobrimos, por exemplo, que hoje existe uma total falta de conexão entre a nossa guarda e os servidores que atuam na vigilância de nossos prédios públicos. Uma realidade que agora vai ter fim. Já determinei o estabelecimento de uma linha direta entre os dois serviços, com um apoio verdadeiro da nossa guarda aos nossos vigilantes”, comunicou Júnior. Segundo ele, a função primordial da guarda, que vinha sendo deixada em último plano, vai possibilitar uma maior segurança ao patrimônio municipal.
“A partir de agora o sujeito que tentar depredar ou furtar as nossas escolas e creches, pode ter a certeza de que a guarda municipal vai ser acionada imediatamente pelo vigia e, consequentemente, será surpreendido em flagrante”, informou o diretor do Idepplan. Um segundo passo, afirma Júnior, será a instalação de alarmes em todas as unidades. “Já estamos trabalhando neste estudo, realizando um levantamento para uma futura licitação”, comunicou.
Atualmente são 31 guardas municipais e 37 vigias. “O plano do prefeito Beto Preto é o fortalecimento da nossa guarda municipal com a realização de concurso público. Com um maior efetivo, vamos estabelecer a presença de agentes em todas as nossas unidades educacionais”, pontuou Júnior. Somente nestes primeiros dias do ano, quatro arrombamentos a escolas e centros municipais já foram registrados em Apucarana.