Diante do crescente número de acidentes no período urbano da cidade, o prefeito Beto Preto anunciou hoje (2) medidas que visam endurecer a fiscalização no trânsito. A decisão foi tomada durante reunião que manteve em seu gabinete com o comandante da Guarda Municipal (GM), Edinei Francisco da Silva, e o vice-prefeito Junior da Femac. “Nosso objetivo é garantir à população um sistema de trânsito com fluidez e seguro”, justificou Beto Preto.
A medida será colocada em prática já partir dos próximos dias com a atuação mais efetiva da Guarda Municipal nas ruas da cidade, em especial em pontos críticos que serão identificados num trabalho conjunto da GM e o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan). “Vamos atuar com mais rigor na fiscalização da utilização inadequada das vagas especiais e de idosos; no uso do celular ao volante; vamos estimular o uso do cinto de segurança; bem como o cumprimento dos horários de carga e descarga. Após um ano de orientação, vamos entrar na fase de aplicação multas em caminhões que trafegam pela Rua Clotário Portugal sem que tenham um agendamento de entrega ou carregamento de mercadorias na área central da cidade”, relacionou Beto Preto.
Entre as medidas para coibir acidentes, Beto Preto citou a abertura para breve do processo licitatório para aquisição de equipamentos que detectam veículos que furam o sinal vermelho (Furão). Reiterando o caráter disciplinar da medida anunciada, o prefeito Beto Preto pede a ajuda da população no cumprimento das leis de trânsito. “Não queremos criar uma indústria de multa, mas temos que tentar alguma saída para a preocupante estatística de 700 acidentes apenas nos primeiros 9 meses deste ano. Por isso, reitero, vamos realizar um trabalho intensivo de fiscalização de trânsito a partir da próxima semana. A GM vai para rua”, afirmou Beto.
Estatística das multas aplicadas pela GM ao longo dos últimos cinco anos mostra uma tendência decrescente das atuações, especialmente em 2014 e 2015. Confirma os números:
2011 – 4.893 autuações
2012 – 5.203 autuações
2013 – 5.506 autuações
2014 – 4.243 autuações
2015 – 1.534 autuações (com fechamento do mês de setembro)