Apucarana está sediando desde ontem a 5ª Conferência Municipal das Cidades, no Anfiteatro Gralha Azul, na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas (FECEA). O evento reúne representantes do Poder Executivo, do Legislativo e de todos os segmentos organizados da sociedade, para discutir, votar e aprovar propostas que norteiam o planejamento e o desenvolvimento de Apucarana para os próximos anos.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor e doutor da PUC, Carlos Hardt. O arquiteto e urbanista abordou os principais temas da conferência, incluindo Habitação, Saneamento Básico, Transporte, mobilidade e políticas urbanas, além da indispensável participação de todos para discutir, opinar e votos todos os pontos.

Ainda na abertura da conferência o prefeito Beto Preto lamentou que Apucarana é, atualmente, um dos municípios mais endividados do Paraná, por irresponsabilidade de ex-gestores. Contudo, Beto Preto disse confiar que com a soma de esforços, novos objetivos e projetos, a cidade pode se recuperar e avançar, principalmente em desenvolvimento econômico.

A conselheira nacional das cidades, Maria das Graças, também participou e enalteceu os objetivos da conferência, destacando os novos projetos de Apucarana no campo da habitação popular. O professor Marcos Dorigão, coordenador geral da conferência, explicou em detalhes os objetivos e a importância do evento para o futuro de Apucarana.

Na conferência seriam votadas e aprovadas 50 propostas básicas, que devem ser priorizadas a partir de agora com o apoio do poder público municipal, estadual e federal. Ainda no evento, seriam eleitos ontem 50 delegados, para representar Apucarana na Conferência Estadual das Cidades.

Publicações Recomendadas