Após reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (09/01) através de plataforma virtual, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) divulgou uma nota sobre os atos registrados no domingo, em Brasília. Prefeitas e prefeitos exigiram uma investigação e punição rigorosa dos participantes, financiadores e incentivadores, repudiando com veemência as depredações e invasões. Os governantes locais também reafirmaram a permanente disposição em atuar e colaborar pela manutenção da ordem nos seus municípios.

A reunião foi convocada e coordenada pelo presidente da FNP e prefeito de Aracaju,  Edvaldo Nogueira. A nota reitera que o posicionamento foi tomado após deliberação de prefeitos de capitais, médias e grandes cidades do país, “independentemente de filiação partidária ou posicionamento eleitoral”.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, participou da reunião e afirmou que o direito de livre manifestação é assegurado a todos, porém repudiou a forma como os atos aconteceram. “Não podemos aceitar, sob pretexto algum, invasão e depredação de patrimônio público”, defendeu Junior da Femac.

Na nota divulgada pela FNP, os prefeitos salientam que a invasão das sedes dos Três Poderes da República é um ato nunca antes registrado no país. “Atacam não somente os prédios públicos tombados da capital, mas, de forma inadmissível e criminosa, a democracia”, assinalaram os prefeitos através da nota.

Prefeitas e prefeitos reafirmaram ainda que o resultado eleitoral deve ser respeitado e que os atos antidemocráticos devem ser repudiados com rigor. Salientam ainda que estão comprometidos com o Estado Democrático de Direito e com a construção de um país socialmente justo, sustentável e de oportunidades para o povo brasileiro.