Em agenda cumprida hoje (quarta-feira – 22/08) em Brasília, na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), voltou a insistir em relação aos baixos estoques de vacinas na maioria dos municípios. Em reunião com o presidente da FNP e prefeito de Campinas-SP, Jonas Donizette, Beto Preto – que ocupa o cargo de vice-presidente de saúde pública da FNP -, solicitou um novo pedido formal ao Ministro de Estado da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi.
“A minha preocupação, na condição de médico e de gestor público é o risco que representa para a saúde pública brasileira, a queda na cobertura vacinal, ocasionada pelos baixos estoques de vacinas, afetando municípios de todas as regiões do País”, argumentou Beto Preto. Ele lembrou que em Apucarana o problema foi detectado e informado à 16ª Regional de saúde, em meados de julho.
O pedido encaminhado pelo prefeito de Apucarana foi prontamente atendido pelo presidente da FNP, Jonas Donizette, e pelo secretário executivo da entidade, Gilberto Perre. E, nesta quarta-feira, a Frente Nacional de Prefeitos, que já havia enviado idêntico pedido ao Presidente da República, Michel Temer, no final de julho, reforçou a reivindicação, agora diretamente ao Ministro da Saúde Gilberto Occhi.
No ofício 415/2018 da FNP, assinado pelo presidente Jonas Donizette e o vice-presidente de saúde, Beto Preto, a entidade reitera a preocupação crescente, tendo em vista que a situação de deficiência da cobertura vacinal permanece. “Desta forma, prefeitas e prefeitos reiteram o pedido de especial atenção do Governo Federal para essa situação, que ainda permanece e demanda medidas urgentes e estruturantes para evitarmos um retrocesso que pode gerar graves impactos negativos à população”, relatam os dirigentes da Frente Nacional dos Prefeitos no ofício encaminhado ao Ministro da Saúde.
No documento, Jonas Donizette e Beto Preto concluem assinalando que esperam dispor da atenção e compreensão do Ministro da Saúde, diante desta pauta municipalista da maior importância.
O preocupante quadro de escassez de vários tipos de vacinas havia sido comunicado ao Ministério da Saúde, no dia 6 de agosto, através de ofício encaminhado pelo gabinete pessoal da Presidência da República (Ofício 2350/18/GP-DGI), contendo o relato da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sobre a deficiência na cobertura vacinal em várias regiões do Brasil.

Publicações Recomendadas