O vice-governador e secretário de Estado da Educação, esteve em Apucarana na noite de sexta-feira, para prestigiar a colação de grau de 145 professores que cursaram a oferta especial de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unicentro). Desta forma, eles complementaram seus estudos, conquistando assim a validação do diploma. O prefeito Beto Preto recepcionou o vice-governador e fez questão de enaltecer a sua atuação para, enfim, depois de cerca de 10 anos, garantir o diploma aos ex-alunos da Vizivali.
Nesse período, houve muitas reuniões, processos e propostas até que, em 2011, com uma ação direta do vice-governador Flávio Arns, algumas possibilidades começaram a ser estudadas, entre elas a união de forças que envolveu o Ministério de Educação (MEC), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) o Governo do Paraná e as universidades estaduais. Dessa forma, foi ofertado um curso de pedagogia para atender as exigências legais para a validação dos diplomas, por meio de uma complementação dos estudos no sistema de Educação a Distância (EaD).
Ao discursar anteontem, no Auditório Gralha Azul, na Fecea, em Apucarana, o vice-governador e secretário estadual de educação, Flávio Arns, disse que esta é uma grande conquista para cerca de 30 mil professores. “Antes eles só poderiam atuar na educação básica e agora, como pedagogos, podem exercer a docência em todo o sistema de ensino (do básico à pós-graduação), podem participar de concursos públicos e conquistar progressões em suas carreiras”, avaliou.
O prefeito Beto Preto se emocionou ao se dirigir aos formandos e Lembrar da dificuldade que sua falecida mãe, Maria Tereza Gebrin Preto, que dedicou sua vida ao magistério, teve para obter a graduação em Pedagogia. “Ela fazia o curso da Faclap, de Apucarana, que fechou suas portas, e depois precisou concluir os estudos em Presidente Prudente-SP, com muita dificuldade e deixando o convívio com a família em alguns períodos”, lembrou Beto Preto.
Ele disse ainda que a mesma situação poderia acontecer com os acadêmicos da Faced. “Garantimos a continuidade da instituição e estamos trabalhando pelo reconhecimento do curso e do diploma, junto ao Conselho Estadual de Educação”, informou o prefeito.
O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, assinalou a importância do momento de resgate da dignidade e do respeito aos formandos, por sua luta e determinação. “Agora todos são professores de fato e de direito”, afirmou.
A professora Mara Nikolau, coordenadora do Pólo da UAB em Apucarana, manifestou a sua alegria pela conquista deste grupo de professores de Apucarana e região. “A partir de agora, todos podem crescer em suas carreiras, com a garantia de certificação oficial da Unicentro”, frisou.
Já haviam sido realizadas as formaturas nos polos de Dois Vizinhos, Prudentópolis, Pinhão, Nova Tebas e Pato Branco. E agora está acontecendo a colação de grau nos pólos de Apucarana, Guaraniaçu, Lapa e Laranjeiras do Sul.