A 2ª Festa de Louvor a São Francisco de Assis e a Natureza reuniu ontem (4) cerca de 3 mil pessoas no Parque São Francisco de Assis, em Apucarana. As atividades de música, dança, gastronomia e religiosa culminaram com a Santa Missa Campal, às 9h30, marcada por bênção especial aos animais, aos agricultores e produtos da terra, às famílias e às caravanas participantes.
A festa é uma iniciativa da Diaconia São Francisco de Assis, com o apoio da prefeitura, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur). Uma equipe da Secretaria Municipal da Agricultura também participou do evento com a distribuição ao longo do dia de mudas de plantas como citronela, cerejeira, quaresmeira, cereja, araçá, pitanga, palmeira e sementes de crotalária.
O coral da Terceira Idade da catedral também fez parte das atrações da festa. Não faltaram atividades recreativas com música ao vivo, além de tarde sertaneja com roda de viola. Ainda fizeram parte da estrutura da festa barracas de alimentação e artesanato; barraca da saúde com verificação da pressão arterial; exposição de produtos; além de doações de animais. “O tempo ajudou e a festa foi um sucesso. Tivemos caravanas de várias cidades da região, como Londrina, Arapongas e Paiçandu”, informou coordenador Municipal de Turismo Religioso, Mário Felipe.
Os festejos também contaram com a presença da AARCA – Associação de Apoio, Recuperação e Cuidados aos Animais de Apucarana. “Uma organização sem fins lucrativos que está iniciando suas atividades e, que também recentemente, obteve o reconhecimento como entidade de utilidade pública, junto à Câmara de Vereadores”, afirma professora Maria Agar, secretária da Promatur.
Na ocasião, o grupo formado por voluntários esteve à frente das barracas de alimentação e com feira de adoção de filhotes. “Foi um sucesso, com a doação responsável de 14 filhotes, entre cães e gatos”, relata a secretária, que também está envolvida nos trabalhos da entidade. Ela explica que o maior objetivo da AARCA é o controle de natalidade dos animais de rua. “Esta é uma grande preocupação e visa conscientizar as pessoas sobre a importância da castração”, informa.
Para subsidiar suas ações, a AARCA capta recursos encabeçando promoções como a realizada durante a Festa de São Francisco de Assis e através de doações voluntárias da sociedade. “Com o que capitalizamos, já conseguimos financiar cerca de 80 animais desde o início das atividades”, conclui Maria Agar. Interessados em colaborar com o trabalho da AARCA podem entrar em contato com o telefone 3033-2483 (Ballet Pavlova).