O início do atendimento da Farmácia Central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, em novo endereço, foi acompanhado na manhã de hoje (31) pelo prefeito Beto Preto. A nova instalação da farmácia fica exatamente ao lado de onde funcionava, passando a ocupar o mesmo espaço que foi da Farmácia Popular do Brasil.
No evento, acompanhado pelo diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, e demais diretores da autarquia, Beto Preto fez uma retrospectiva dos avanços na estrutura de assistência farmacêutica na rede pública municipal desde o início do seu primeiro mandado e anunciou par a breve a construção da sede própria da Farmácia Central da AMS. “Este novo espaço, que vai melhorar ainda mais o atendimento aos usuários do SUS é provisório. Logo vamos abrir a licitação para construção da farmácia, que ocupará o terreno em frente da Unidade Básica de Saúde Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz. A obra já tem recursos garantidos através de emenda parlamentar e do próprio município”, adiantou Beto Preto.
O atendimento prestado pela Farmácia Central da AMS vem se aprimorando ao longo dos últimos 4 anos. Em 2013 a administração municipal começou ampliar a lista de medicamentos disponibilizados. “Em 2012 eram 110 medicamentos e hoje são 179 na lista municipal. Um acréscimo de 62,7%”, compara Beto Preto.
Em 2014 foi alugada uma sala comercial, ao lado do prédio da AMS, onde a Farmácia Central atendeu até o último domingo. Antes disso, a farmácia funcionava em uma sala do prédio da autarquia de saúde, num espaço pequeno, onde o atendimento era feito por uma janela e as pessoas esperavam em pé.
Outra importante melhoria chegou em novembro de 2016, quando a Farmácia Central estendeu o horário de atendimento aos sábados, domingos e feriados: de 8 horas às 13 horas. “E agora está ocupando essa nova instalação que possibilitou dobrar o número de guichês para atendimento ao público, reduzindo o tempo de espera. O sistema de senha era manual e agora será eletrônico. O espaço de espera passa a ser maior e com mais assentos. Haverá um bebedouro e o local continuará climatizado e com televisão”, detalha Beto Preto.
A farmacêutica Rosângela Mantini de Moraes, responsável pela Farmácia Central, observa ainda que o novo local possui espaço mais amplo para estoque dos medicamentos e adequado às normas da Vigilância Sanitária. “Também passamos a contar com uma área maior para os serviços administrativos e toda mobília da farmácia é nova”, acrescenta.
Relatório do primeiro quadrimestre deste ano aponta que a Farmácia Central atende diariamente entre 500 a 600 pessoas. A atual demanda por medicamentos resulta numa média superior a 15 mil pacientes ao mês. A Farmácia Central da Autarquia Municipal de Saúde está localizada na Rua Miguel Simeão, 111.