A Expoagri/2019, tradicional exposição de alunos da escola-fazenda do Colégio Estadual Agrícola Manoel Ribas, terá neste ano uma série de novidades. A realização do evento terá, a partir de agora, a Prefeitura de Apucarana como parceira, e seu espaço será ampliado para a Rua Marcílio Dias, com atrações musicais e praça de alimentação.
O evento está previsto para os dias 15, 16 e 17 de agosto (quinta, sexta e sábado) e pretende atrair para Apucarana a cenário cultural e sertanejo de toda a região, com shows musicais gratuitos, exposição de trabalhos e palestras. “Nós desejamos fomentar o turismo temático rural e a Expoagri é uma excelente oportunidade para abordar a cena cultural sertaneja, envolvendo alunos, professores, famílias rurais e empresários do agronegócio”, anuncia o prefeito Junior da Femac que, ao lado da direção do Colégio Agrícola, está participando ativamente da organização da Expoagri/2019.
A diretora geral do Colégio Agrícola Manoel Ribas, professora Rosiney Pimenta, e demais dirigentes da instituição está entusiasmada com o evento, que neste ano deve atrair grande público, com mais espaço e muitos atrativos. Ela lembra que a Expoagri terá também o apoio de várias empresas ligadas ao agronegócio.
O prefeito Junior da Femac explica que a exposição está agregando novos atrativos, deixando de estar focado apenas no ensino, pesquisa e apresentação de projetos. “Vamos promover um evento para celebrar a cultura sertaneja, com todas suas riquezas, envolvendo a família rural de toda a região”, frisa Junior da Femac, acrescentando que isso se insere na estratégia de fomentar o turismo em Apucarana.
O agronegócio é um dos destaques da economia apucaranense que, nos últimos anos, ganhou a Secretaria Municipal da Agricultura, o Programa Terra Forte, com estímulo a fruticultura, a cafeicultura e avicultura. “Vale ressaltar que por estas políticas voltadas ao setor, a cidade vem atraindo diversas empresas do agronegócio”, assinala o prefeito, justificando que “com uma programação inovadora vamos agregar o cenário cultural e sertanejo”, reforça Junior da Femac.
SHOWS – Em reunião realizada neste início de semana ficou definida a programação do evento. A abertura oficial será no dia 15, às 8 horas, seguida pela visita à escola-fazenda e ao campo experimental.
No dia 16, sexta-feira, está programado um ciclo de palestras durante o dia, abordando a qualidade do leite, agricultura de precisão, fruticultura, manejo do solo, previdência social no setor agrícola e crédito fundiário. A partir das 20H30, junto à praça de alimentação, na Rua Marcílio Dias, estão programados shows com a orquestra sertaneja Facmol; seguido de show com Bruna Viola, às 22 horas.
No sábado, dia 17 de agosto, acontece durante o dia visitação ao campo experimental e, na parte da manhã, palestras técnicas. Haverá ainda almoço, seguido por show roda de viola com artistas regionais. Já a partir das 17 horas, está programado um show com talentos universitários e, às 20 horas, está programado show com o cantor mirim Wagner Barreto (vencedor do The Voice kids). E, fechando as atrações, show com a dupla sertaneja Conrado & Aleksandro.