A estudante Vitória de Souza Ribeiro, da turma de 5º Ano, da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, no Jardim Colonial, é a grande vencedora da etapa estadual do 52º Concurso Internacional de Cartas. Na manhã de hoje (25/9), em cerimônia realizada na Prefeitura de Apucarana, ela recebeu o certificado de honra ao mérito das mãos do superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim.
O Concurso Internacional de Cartas é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, visando fomentar a alfabetização, a escrita, a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e jovens através da arte epistolar. No Brasil, a realização da atividade fica a cargo dos Correios.
“Eu fiquei emocionado quando li a redação vencedora do concurso, por saber que ela foi produzida por uma criança de dez anos, proveniente de uma escola de periferia e pública. Isso mostra que a educação é o caminho para o sucesso. Recentemente, eu estive na Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami e pude ver que a qualidade de ensino lá é ótima. Parabéns ao prefeito Junior da Femac e à secretária de educação Marli Fernandes,” disse o superintendente dos Correios, Marcos Paulo Paim.
Em 2023, o tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas foi o seguinte: Imagine que você é um super-herói e sua missão é tornar as estradas do mundo mais seguras para as crianças. Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão.
“Eu sinto uma alegria enorme em ver a nossa aluna sendo premiada como a melhor do Paraná e uma das melhores do Brasil neste concurso de redação de cartas. Isso é a consagração de um trabalho grande que desenvolvemos com todas as crianças apucaranenses na área da língua portuguesa, de leitura, interpretação e produção de textos,” comemorou o prefeito Junior da Femac.
A secretária de educação, professora Marli Fernandes, detalhou os investimentos que a administração fez nos últimos anos para estimular o gosto pela leitura entre os estudantes da rede municipal de Apucarana. “Nós equipamos todas as salas de aula das nossas escolas com Bibliotecas Itinerantes, incentivamos os estudantes a produzirem e declamarem poemas por meio do projeto Sarau de Poesias e encorajamos as crianças a levarem livros para casa e compartilharem a leitura com suas famílias através das Sacolas Viajantes. A conquista da Vitória neste concurso mostra que os nossos estudantes estão chegando ao final do 5º Ano muito bem preparados,” afirmou.
Como prêmio por vencer a etapa estadual do 52º Concurso Internacional de Cartas, a estudante Vitória de Souza Ribeiro recebeu o valor de R$ 2.300,00 e a Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, outros R$ 2.500,00.
“Eu gosto muito de ler. Quando são curtos, leio até dois livros em um mesmo dia. A ideia da carta surgiu pensando no trânsito, para ficar mais seguro perto dos parques, escolas e creches. Estou muito feliz. Vou continuar lendo e estudando até ir para a faculdade,” falou a estudante premiada.
O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina, também comemorou a conquista da aluna da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami. “É muito gratificante ver o trabalho frutificando. Os investimentos que o prefeito Junior da Femac vem fazendo na educação são significativos e os resultados aparecem na forma de premiações como esta dos Correios. Parabéns também à diretora da escola, Gislaine Ockner, à coordenadora Berenice Figueiredo e à professora da turma, Débora Maria da Silva,” congratulou o vereador.
Acompanharam também a cerimônia de premiação na manhã de hoje (25/9), o assessor técnico regional dos Correios, Everton Ferreira dos Santos; a assessora de gabinete da Superintendência dos Correios no Estado do Paraná, Elizete de Oliveira; a gerente de atendimento e vendas dos Correios na região de Londrina, Cíntia Gregório; o gerente de atividades externas dos Correios nas regiões de Londrina e Maringá, Kleber Teixeira de Lima Costa; e diversos secretários municipais.