O Bosque Municipal Parque das Aves, em Apucarana, recebe desde ontem (quarta-feira – 10/07) uma intervenção técnica chamada de enriquecimento ambiental. Com supervisão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, o trabalho é desenvolvido por uma veterinária e dois biólogos especializados em animais silvestres. Ligados à Nature Consultoria Ambiental, de Londrina, Dra. Grazielle Soresini, com assessoria de Lucas Jarduli e Willian Luiz Cunha, o trabalho atende a um convite da prefeitura e compreende desde a reestruturação de viveiros de acordo com as características e necessidades de cada espécie, passa pela elaboração de sugestões a serem adotadas pela coordenação do bosque e chegam à triagem individual dos animais com exames de sanidade e pesagem para acompanhamento gradativo.
Entre aves, mamíferos e alguns répteis, atualmente a população do espaço é estimada em 230 animais e, na avaliação dos especialistas, conceitualmente o bosque vem sendo “bem administrado pela prefeitura”. “Estamos apenas realizando um trabalho de manutenção, chamado de enriquecimento ambiental, onde realizamos intervenções no sentido de melhorar o ambiente dos viveiros”, afirma o biólogo Willian. Um exemplo, aconteceu no viveiro da coruja, onde uma delas enfrenta dificuldades de alçar voo. “Colocamos puleiros desde a proximidade do solo, facilitando sua locomoção. Também vamos usar andaimes para colocar mais puleiros no viveiro das araras, possibilitando que elas possam chegar mais próximas da cobertura, protegendo-se melhor da chuva, do vento e do frio”, explica. Outras intervenções terão que ser feitas posteriormente pela administração do bosque, como troca de pisos dos viveiros.
Em conjunto, a Dra. Grazielle faz o atendimento clínico, encaminhando os animais que precisam para o setor de quarentena (enfermaria). “Lá eles vão receber tratamento veterinário intensivo até poderem ser reintegrados ao viveiro de origem”, explica a especialista em animais silvestres. No primeiro dia de triagem, foram encaminhados para os cuidados apenas uma arara, um tamanduá, um papagaio e um macaco-prego.
De acordo com o Diretor de Parques e Praças da prefeitura, Luiz Mário Kovaleski, esta é a primeira vez que este trabalho é realizado com tanta profundidade, desde que o bosque foi reaberto, em 2006. “Em janeiro, quando assumimos, a situação era bastante complicada. Realizamos um trabalho intenso e hoje a situação já é bem melhor. O prefeito Beto Preto tem pedido sempre empenho de toda equipe e com a chegada de mais materiais, vamos melhorar ainda mais este local, que é especial”, assinala Kovaleski.
Para o secretário de Meio Ambiente, Itamar Gomes de Oliveira, o trabalho dos especialistas é extraordinário. “É um ação que atende a todas as necessidades, desde o aspecto estrutural até o veterinário”, destaca Itamar que hoje (quinta-feira – 11/07), entre as 9 e 10 horas, deve estar pessoalmente no bosque para acompanhar os trabalhos. “Agradecemos ao prefeito por viabilizar a vinda deste grupo”, frisa o secretário.
O bosque – De responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, o Bosque Municipal Parque das Aves também possui alguns exemplares de répteis e primatas e fica localizado na Rua Clóvis da Fonseca, esquina com a Rua João Antônio Braga Cortes (próximo ao Country Clube). Mais informações pelo telefone 3424-0774 ou 3423-0142.