A programação do Cine Teatro Fênix reserva 4 espetáculos entre a próxima sexta-feira (25) e domingo, protagonizados pelos alunos da Escola Municipal de Dança e Escola Municipal de Teatro, da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Artística de Apucarana (Promatur). As apresentações marcam o encerramento das atividades de 2016 para os mais de 200 alunos que frequentam gratuitamente as duas escolas.

Na sexta-feira (25), às 20 horas, acontece o espetáculo “Clássicos Inesquecíveis”. Alunos da “Escola Municipal de Dança” vão apresentar uma coletânea de trechos de grandes clássicos do balé, um espetáculo didático sob a direção geral de Maria Agar Vieira Borba Ferreira e coreografado pelas professoras da Escola Municipal de Dança, Bruna Caroline Barbosa e Tayla Josias. Conta com um elenco de 120 alunos.

Neste ano, a Escola Municipal de Dança comemora as suas duas primeiras formandas do curso elementar de Balé Clássico:Anna Maria Lima e Beatriz do Sacramento. O mesmo espetáculo, “Clássicos Inesquecíveis”, volta a ser apresentado no domingo, também às 20 horas. Os ingressos das duas apresentações foram integralmentedestinados às famíliasdos alunos da Escola Municipal de Dança.

Já no sábado, o palco do Cine Teatro Fênix recebe duas apresentações dos alunos da Escola Municipal de Teatro. A peça teatral “A Caixa dos Sonhos” será encenada às 16 horas e foi Inspirada no texto “O Despertar da Primavera” de Frank Wedekind. Montado pela Escola Municipal de Teatro (turma iniciante), o espetáculo de teatro didático é uma trama que se passa na Alemanha, 1891.

Num mundo onde os adultos têm todas as cartas, cinco crianças querem depositar seus sonhos em uma caixinha. Cinco anos se passam e elas voltam a se encontrar para reler seus sonhos. Uma história que traz vários temas do mundo adolescente, na qual cada personagem tenta achar uma resposta para suas decepções, desilusões, paixões e começam a pensar sobre a “Lei da Vida”. De onde vêm os bebês? Não posso ser diferente? Por que me sinto invisível? Como é o amor?

O espetáculo “A Caixa dos Sonhos” é inspirado no texto “O Despertar da Primavera”, mas também em histórias propostas pelos próprios alunos. É dirigido pela professora da Escola Municipal de Teatro, Franciani Gomes, e direção geral de Orisvaldo Cesar. Ingressos serãodistribuídosgratuitamente na bilheteria do Cine Teatro Fênix, a partir das 15h.

Às 20 horas do sábado, os alunos da Escola Municipal de Teatro voltam a subir ao palco do Teatro Fênix, para o “Francisco de Assis – O Musical”. O musical “Francisco de Assis” é o novo trabalho da Escola de Teatro da Promatur e tem o objetivo cantar, dançar e interpretar a vida daquele que é considerado uma das maiores expressões da igreja católica depois de Jesus Cristo.

Realizar o musical é um desafio para 26 jovens da Escola Municipal de Teatro, que no palco fazem arte com amor e dedicação. Francisco nasceu em 1182, na cidade de Assis, onde cresceu no meio de muito luxo e conforto. Filho de um comerciante de tecidos muito rico, trabalhou com o pai até ir para a guerra, tendo a chance de voltar vitorioso e se tornar nobre. No entanto, Francisco abandona a guerra e volta a Assis. No caminho ele encontra uma velha capela e em frente à cruz de São Damião ouve a voz de Deus. A partir daí Francisco recusa a riqueza, restaura a capela e inicia a sua vida de pregações, fazendo o voto de pobreza.
A concepção do espetáculo, bem como a sua direção artística e de projetos, é de Orisvaldo Cesar. A direção é professora da Escola Municipal de Teatro de Franciani Gomes; cenário de Raphael Branco; e iluminação e sonoplastia de Juan William. Ingressos serãodistribuídosgratuitamente na bilheteria do Cine Teatro Fênix, a partir das 19 horas.