A Escola da Gestante de Apucarana começou a ofertar neste mês mais um importante exame para saúde da mãe e do bebê. Trata-se de exame preventivo do câncer do colo do útero que está sendo agendado sempre as quartas-feiras para aquelas mulheres que não estão com o exame em dia e encontram dificuldade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o procedimento.
“Consideramos um grande avanço no nosso atendimento, pois as gestantes podem agendar o preventivo para o mesmo dia da consulta do pré-natal. É uma facilidade para elas e mais um cuidado com a saúde da mulher e das futuras mamães, já que em caso do exame detectar algum problema, podemos indicar ou iniciar o tratamento”, observa a coordenadora da Escola da Gestante, a enfermeira obstétrica Maria Aparecida das Neves.
Direcionado às gestantes a partir da 13ª semana de gravidez, os exames preventivos estão sendo realizados pelas profissionais da Residência em Enfermagem Obstétrica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e enfermeiras da Escola da Gestante.
Além de consulta pré-natal, a Escola da Gestante realiza exames de cardiotocografia, atendimento nutricional, ações educativas em saúde, coleta de exames laboratorial, visita guiada de grávidas e acompanhantes ao Hospital da Providência Materno Infantil, conhecendo, por exemplo, a estrutura dos quartos e salas de parto. “Durante a visita, as gestantes também recebem orientações quanto aos tipos de parto e sinais de trabalho de parto”, complementa Maria Aparecida.
“A prefeitura está realizando, gradativamente, a descentralização das consultas do pré-natal da Escola da Gestante para as Unidades Básicas de Saúde. O projeto da Autarquia Municipal de Saúde, através da Estratégia Saúde da Família, atualmente está presente em 8 UBSs”, informa Beto Preto.
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, detalha que a consulta pré-natal nas UBSs tem como foco as mulheres com gestação de baixo risco e que o atendimento é prestado por médicos com especialidade em Medicina da Família e Comunidade. Os casos identificados durante as consultas como gestação de risco intermediário e alto risco serão encaminhados a Escola da Gestante e passam a ser acompanhados simultaneamente pelo obstetra daquele local, bem como pelo médico da UBS da comunidade em que a mulher grávida residir.
Equipamentos
Escola da Gestante recebeu recentemente dois novos aparelhos de cardiotocografia. Os equipamentos, de última geração, avaliam o bem estar do feto e da mãe, como o batimento cardíaco fetal e as contrações uterinas. “É um aparelho essencial para o acompanhamento do pré-natal. Realizamos em média 20 exames de cardiotocografia por dia”, informa a coordenadora da Escola da Gestante, Maria Aparecida.