Técnicos do Programa Paraná Competitivo, iniciativa coordenada pela Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e que desde 2011 atua como uma das principais políticas governamentais de atrativo de investimentos para o estado, estiveram reunidos nesta terça-feira (11/09), no auditório do CREA Apucarana, com um grupo de empresários locais. O encontro, convocado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), em conjunto com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, serviu para que o Governo do Paraná detalhasse o programa, que vem prestando apoio tanto ao novo investidor, quanto às empresas já estabelecidas no Paraná. “Nesses anos de atuação, o Paraná Competitivo teve papel importante para que o governo estadual atraísse um ciclo de investimentos na ordem de R$45 bilhões”, disse Jean Carlos Alberini, gerente de Desenvolvimento Econômico da APD. Segundo ele, o modelo seguido pela agência paranaense já é adotada pelo mundo afora. “A APD trouxe maior profissionalização na busca por investimentos, promovendo expansão de negócios que vem gerando emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável”, pontuou Alberini.
O contato “in loco” com o empresariado já estabelecido nos municípios tem como meta informar sobre pontos pouco conhecidos sobre o programa, orientando sobre as exigências e caminhos para acessá-lo. “Este trabalho vem desmitificando a ideia de que o Paraná Competitivo é somente para grandes empresas. Isso não é verdade. O programa possui linhas de incentivo também para investimentos de menor porte e já estabelecidos no estado”, esclareceu o gerente de desenvolvimento do Governo do Paraná. Na sua avaliação, a reunião com os empresários apucaranenses foi importante dentro deste trabalho. “Muitas vezes o incentivo fiscal está à disposição e o empresário não tem o devido conhecimento. Foi um momento em que pudemos detalhar toda a gama de trabalho que realizamos e tirar todas as dúvidas”, frisou Alberini.
Um dos coordenadores do evento, o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, avalizou os objetivos do encontro. “O prefeito Beto Preto determina que o Idepplan, em conjunto com a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, busque ampliar as condições que incentivem novos investimentos e, sobretudo, auxiliem o empresariado que já investe em Apucarana. E, neste sentido, temos buscado junto a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), colocar todos os incentivos fiscais disponíveis à disposição dos nossos empreendedores”, afirmou Mendes. Segundo ele, em outras datas a prefeitura deve realizar novos encontros neste sentido, tanto com a agência estadual, quanto com outros órgãos financiadores do setor empresarial. “Estamos trabalhando com a possibilidade de trazer o BNDES, o BRDE, por exemplo, para realizar este tipo de esclarecimento aos nossos empresários. Pois podem existir condições de crédito mais barato e os empresários não terem o devido conhecimento do produto e de como acessá-lo. Ou acharem que é algo inatingível e não é, como vimos hoje através do Paraná Competitivo, que atende não só a grandes empresas”, destacou Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.
Entre os incentivos concedidos pelo Programa Paraná Competitivo estão a dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos fiscais para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e capacitação profissional, tornando o Paraná mais atrativo para novos empreendimentos. Os incentivos pleiteados são avaliados de forma técnica pela Agência Paraná de Desenvolvimento. Após, o processo passa para análise da Secretaria de Estado da Fazenda, onde é decidida a concessão ou não dos incentivos, bem como o prazo e carência. Todas as deliberações relacionadas à questão tributária são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda.
No período da noite, também no auditório do CREA Apucarana, acontece outro evento em prol do desenvolvimento econômico da cidade. Com a promoção do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, a oficina de apresentação e discussão do diagnóstico econômico, fomentará debates em grupos para o levantamento de prioridades e projetos de potencialidades econômicas a serem sugeridas dentro do Programa Municipal de Atração de Investimentos, através da Agência Paraná Desenvolvimento (APD). “A prefeitura contratou a APD para construir um diagnóstico para que se tenha uma imagem de Apucarana. Assim, quando um investidor for a Curitiba procurar o Governo Estadual visando se instalar no Paraná, eles poderão oferecer Apucarana como opção, informando todas as características e potencialidades do município a partir de um perfil técnico muito bem elaborado”, concluiu Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.
Serviço: Mais informações sobre o Programa Paraná Competitivo podem ser obtidas no Idepplan, pelo 3162-4258, ou na Indústria e Comércio, pelo 3422-3000, ou ainda no site https://www.apdbrasil.org.br/incentivos.

Publicações Recomendadas