A Autarquia Municipal de Educação (AME) concluiu hoje (segunda-feira – 25/03) um dossiê técnico contendo fotos e um levantamento detalhado dos problemas de execução das obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jandira Scarpelini, localizado no Jardim Ponta Grossa. O documento já está de posse da Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Apucarana que irá notificar extrajudicialmente a empresa Londriterras Construções Ltda, a providenciar em caráter de urgência os devidos reparos.

Entregue às pressas no dia 27 de dezembro do ano passado no encerramento do mandato 2009 – 2012, dentre os problemas mais graves apresentados pelo CMEI estão o desnível da calçada que faz com que a enxurrada proveniente da água da chuva invada diversos pontos do prédio, descolamento de piso, rampas e outros locais de acesso não são de material antiderrapante, o que compromete a segurança no ambiente que será utilizado por crianças, além de outras incorreções estruturais. “Como se isto não bastasse, o prédio foi reinaugurado vazio, sem nenhum mobiliário. Como um gestor entrega um centro educacional tão importante como este sem uma cadeira, sem uma mesa, sem um material didático-pedagógico. E pior, sem ao menos fiscalizar a qualidade da obra entregue e paga com recursos de toda a população”, questiona o prefeito Beto Preto (PT).

De acordo com o diretor-presidente da AME, professor Fernando José de Freitas, o problema da falta de mobiliário já está sendo resolvido pela atual administração. “Ao contrário do propalado pelo gestor anterior, nenhum recurso especifico foi deixado para este fim. Nós é que estamos agora dando preparação e andamento ao edital de licitação. Porém, é fato que de nada vai adiantar termos todo este material se não tivermos o prédio em condições de abrigar nossas crianças e servidores. Infelizmente recebemos um prédio reformado em situação precária”, lamenta o secretário. Ele também comentou a falsa informação que foi espalhada na comunidade dando conta de que o Departamento de Educação Infantil já recebia matrículas. “Temos para nós que isto vem sendo feito de forma maldosa, para tumultuar ainda mais todo este processo muito mal conduzido e que agora temos feito um esforço redobrado para corrigir. Informarmos à comunidade que a captação de vagas só será aberta quando o prédio for reparado e oferecer totais condições de uso. Jamais vamos colocar em risco nossas crianças e funcionários”, salientou professor Fernando.

As obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jandira Gomes Scarpelini, no Jardim Ponta Grossa, absorveu recursos próprios na ordem de R$630 mil. Quando em atividade, será a maior unidade de Apucarana, com área construída de 869,40 m². Serão atendidas até 260 crianças, com idade entre quatro meses e cinco anos.

Publicações Recomendadas